31 dezembro 2025

Estatais federais têm maior deficit da série histórica

 

    Reduzir o tamanho do Estado (a parte ineficiente) é algo que não faz parte dos planos de Lula. 

    Uma das primeiras providências que tomou ao vencer (?) a disputa pelo Planalto em 2022 foi deixar claro que praticamente acabaria com o PND (Plano Nacional de Desestatizações). Assim foi feito. 

    Aqui não se advoga a tese de que seja possível o Brasil se desfazer da noite para o dia de uma centena de empresas, algumas tão complexas como a Petrobras. O que é necessário é planejar o desembarque do Estado. 

    No governo anterior, foi privatizada a BR Distribuidora. O Brasil era dono de postos de gasolina Hoje, não é mais. É difícil encontrar alguém sensato que defenda com um argumento sólido a necessidade de o Estado brasileiro ser dono de postos. 

    Muitas outras empresas poderiam também ser privatizadas. Sob Lula essa possibilidade inexiste. Para a administração petista, o deficit das empresas estatais na casa dos bilhões de reais não é rombo, mas investimento “com dinheiro que estava em caixa”.




Um comentário:

  1. Talvez seja simples de entender a matemática utilizada por um Minsitro da Exonomia que se gaba de não saber sobre finanças, que colou em provas.

    ResponderExcluir