11 setembro 2018

DEZ DIAS APÓS O INÍCIO DA PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TV



Ultrapassados 10 dias do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV, os índices nas pesquisas de opinião de Geraldo Alckimin não mostraram alterações significativas e, dessa forma, vai se confirmando a tendência de que o candidato não chegará ao 2o. turno das eleições em outubro próximo. Esta conclusão é derivada do que afirmou seu consultor ao Estadão, cujo conteúdo é reproduzido abaixo.

"Primeiros dez dias de TV são vitais, afirma consultor tucano.O sociólogo Antonio Lavareda é o principal consultor de pesquisas da campanha do presidenciável do PSDB. O Ipespe, instituto do qual ele é presidente do conselho científico, tem contrato com o partido na campanha. Ele disse que a propaganda na TV precisa de até 10 dias para dar resultado. “Os primeiros 10 dias de TV são vitais para mostrar os pequenos sinais de redução de uns e crescimento de outros.”

Na mesma matéria, a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, disse que as intenções de voto do deputado Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, estão consolidadas e que deverá ser muito difícil reverter esse cenário até o dia da eleição. “É um fenômeno. É muito difícil reverter esse voto. Não me lembro de ter visto uma pergunta espontânea que caiu ao longo da campanha. Nunca vi espontânea cair de uma pesquisa para outra, oscilar negativamente. Sempre crescente. O voto dele é firme e consistente”, afirmou.

Duas pesquisas divulgadas nesta 2a.feira 10/09/2018 reafirmam o exposto acima. O candidato #JairBolsonaro ganhou 5 pontos na pesquisa espontânea do Datafolha e na pesquisa estimulada, BTG/FSB, ele já atingiu a marca de 30%.

Ainda segundo o Datafolha, #BOLSONARO LIDERA ENTRE AS MULHERES. "Jair Bolsonaro está em primeiro lugar entre as mulheres. Ele tem 17% do eleitorado feminino e derrota Ciro Gomes, com 12%. Marina Silva, que apostou todas as fichas no voto das mulheres, despencou de 19% para apenas 12%. As pesquisas mostram que Jair Bolsonaro é muito mais rejeitado por mulheres do que por homens. Mas ele tem margem para crescer no voto feminino.

Atualização: Agora à noite, o IBOPE divulgou os resultados de uma nova pesquisa, a primeira após o atentado a Jair Bolsonaro. O desempenho dos candidatos foram os seguintes: Jair Bolsonaro: de 22 para 26%; Ciro Gomes: de 12 para 11%; Marina Silva: de 12 para 9%; Geraldo Alckmin se manteve com os mesmos 9%; Fernano Haddad: de 6 para 8%; Álvaro Dias e João Amoedo mantiveram 3% cada um; Henrique Meirelles: de 2 para 3%; Cabo Daciolo e Vera Lúcia mantiveram 1%. Brancos e Nulos: 19%. Não sabe ou não respondeu: 7%.

Atualização 2 (12/09/2018 - 15:05): A pesquisa Crusoé-Empiricus-Paraná Pesquisas confirmou a tendência das pesquisas anteriores. Bolsonaro lidera isoladamente o primeiro bloco com 26,6%. No segundo bloco, embolados, estão Ciro Gomes (11,9%), Marina Silva (10,6%), Alckimin (8,7%) e Haddad (8,35).

Atualização 3 (14/09/2018 - 11:57) Divulgada hoje pela manhã, a nova pesquisa XP/IPESPE revela que Jair Bolsonaro saltou de 23% para 26% e agora está 14 pontos à frente do segundo colocado, Ciro Gomes, que possui 12%. Ainda neste grupo, Haddad atingiu 10%, alta de 2%, Geraldo Alckmin permaneceu com 9% e Marina Silva despencou de 13%, há duas semanas, para 8% agora. A pesquisa também pontuou a rejeição aos candidatos. Bolsonaro recuou 5 pontos, de 62% para 57%. À sua frente estão os candidatos Marina Silva (64%) e Geraldo Alckmin (60%).

Atualização 4 (14/09/2018 - 2015) Pesquisa Datafolha recém divulgada confirma crescimento de Jair Bolsonaro que atinge a marca de 26%, o dobro dos segundos colocados, Ciro Gomes e Fernando Haddad, ambos com 13%. Marina Silva e Geraldo Alckmin despencaram. A primeira de 11% para 8% e o segundo de 10% para 9%. Confira o desempenho dos candidatos nos gráficos abaixo.


















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