Em números oficiais, as autoridades declararam que 115 mil pessoas estiveram presentes na Esplanada dos Ministérios, enquanto outras 100 milhões, à distância de metros ou de quilômetros, acompanharam as solenidades, em tempo real, pelas redes de comunicações digitais.
Áudios, fotos e todo tipo de imagens, de natureza pessoal, ou não, eram transmitidas instantaneamente para o mundo todo em comunicação bidirecional, passando aquele sentimento de realização de uma festa em que todos estavam presentes e manifestando suas impressões sobre o que estava acontecendo.
Foi bom ver o nosso novo presidente se sentido totalmente à vontade nesse ambiente. Aliás, foi usando as redes sociais que, de forma indiscutível, aproximou-se diretamente dos brasileiros e venceu as eleições.
Nesse sentido, em pleno curso da posse, tão logo o presidente Jair Bolsonaro terminou o seu discurso no Congresso Nacional, recebeu, via Twitter, uma mensagem do presidente dos Estados Unidos cumprimentando-o e, em seguida, recebendo a respectiva resposta. As mensagens estão reproduzidas aqui: "Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acaba de fazer um ótimo discurso de posse. Os EUA estão com você".
E bem antes de atravessar o percurso entre o Congresso e o Palácio do Planalto, Bolsonaro respondeu: "Caro senhor presidente Donald Trump, eu realmente aprecio suas palavras de encorajamento. Juntos, sob a proteção de Deus, iremos trazer prosperidade e progresso ao nosso povo!"
As novas tecnologias também supriram as redes de comunicações convencionais, especialmente a televisão, ao ponto de serem destacadas em um dos blocos do Jornal Nacional:
"Historicamente, sempre que o Jornal Nacional sai do estúdio para fazer uma transmissão ao vivo, ao ar livre, como essa em Brasília, uma das primeiras providências é estender centenas e centenas de cabos até um caminhão de externa. Esse caminhão era responsável por mandar som e imagem daqui pra emissora. Era. Aqui em Brasília, esse ano, não tem caminhão de externa. Nós estamos fazendo a chamada produção remota. Não tem caminhão porque tem o rack. É um equipamento supercompacto e potente. É como se eu estivesse dentro do estúdio do Jornal Nacional no Rio de Janeiro."
Parabéns a Ciência, a Tecnologia e a Inovação !
Fascinante e ao mesmo tempo assustador. E o que irá prevalecer só dependerá do Homem...
ResponderExcluir