11 abril 2019

A MÁQUINA DE FAZER CABEÇAS

(...) "O que quer que uma pessoa possa ser, se você quer ser uma, delete suas contas nas redes sociais", afirma Jaron Lanier.

Jaron Lanier é cientista, músico e escritor, mais conhecido pelo trabalho em realidade virtual e sua defesa do humanismo e da economia sustentável no contexto digital, autor de diversos livros de crítica sobre a Era Digital, lançou em 2018 seu quarto livro, no qual denuncia o Vale do Silício de um modo geral, e o Facebook, em particular, como uma verdadeira máquina de fazer cabeças.

Lanier batizou a máquina de "Bummer", um acrônimo da frase em inglês "Behaviour of Others, Modified, and Made into an Empire for Rent".

A Bummer é uma máquina com seis partes (A, B, C, D, E, F). A de Aquisição de atenção que resulta na supremacia do babaca. B de meter o Bedelho na vida de todo o mundo. C de Comprimir conteúdo goela abaixo das pessoas. D de Direcionar o comportamento das pessoas de maneira mais sorrateira possível. E de Embolsa dinheiro ao deixar que os maiores babacas ferrem secretamente todas as outras pessoas. F de multidões Falsas e Falsificadoras.

A cada dia, a máquina Bummer está ficando mais forte porque aquilo que os algoritmos precisam, mais do que tudo, são os dados e comportamentos para analisar. Quanto mais matéria prima os algoritmos têm para trabalhar mais eficazes eles se tornam. A retórica das empresas proprietárias das redes sociais é toda sobre fazer amigos e torná-los mais conectados. E ainda assim a ciência revela a verdade.  Pesquisas mostram um mundo que não está mais conectado, em vez disso, sofre de uma sensação maior de isolamento.

O padrão se tornou tão claro que até pesquisas publicadas por plataformas de redes sociais mostram que as redes deixam você triste. Pesquisadores do Facebook praticamente se gabaram de que podiam deixar as pessoas infelizes sem que elas percebessem.

No mundo, a construção da democracia se espalhou por um número de países cada vez maior. Recentemente, na era Bummer, essa construção está dando sinais de desmoronamento impensável e catastrófico: Turquia, Áustria, Estados Unidos, Índia e outras democracias. Em cada caso, segundo conta Lanier, detalhando o que ocorreu nos EUA, a Bummer exerceu um papel proeminente. Brasil (?) - o livro foi escrito antes de nossas eleições. 

Residem aí as razões do pedido de Lanier para que as pessoas excluam suas contas das redes sociais, subsidiado por DEZ ARGUMENTOS PARA VOCÊ DELETAR AGORA SUAS REDES SOCIAIS, frase esta que dá o título ao seu livro e, nele, os argumentos são explicados com detalhes. Vale a pena a sua leitura. A seguir os dez argumentos.

Argumento UM  
VOCÊ ESTÁ PERDENDO SEU LIVRE-ARBÍTRIO

Argumento DOIS  
LARGAR AS REDES SOCIAIS É A MANEIRA MAIS CERTEIRA DE RESISTIR À INSANIDADE DOS NOSSOS TEMPOS

Argumento TRÊS  
AS REDES SOCIAIS ESTÃO TORNANDO VOCÊ UM BABACA

Argumento QUATRO 
AS REDES SOCIAIS MINAM A VERDADE

Argumento CINCO
AS REDES SOCIAIS TRANSFORMARAM O QUE VOCÊ DIZ EM ALGO SEM SENTIDO

Argumento SEIS
AS REDES SOCIAIS DESTROEM SUA CAPACIDADE DE EMPATIA

Argumento SETE
AS REDES SOCIAIS DEIXAM VOCÊ INFELIZ

Argumento OITO
 AS REDES SOCIAIS NÃO QUEREM QUE VOCÊ TENHA DIGNIDADE ECONÔMICA

Argumento NOVE
 AS REDES SOCIAIS TORNAM A POLÍTICA IMPOSSÍVEL

Argumento DEZ
 AS REDES SOCIAIS ODEIAM SUA ALMA




PS.:
Senadores dos EUA propuseram nesta quarta-feira (10), uma lei contra algoritmos e processos de inteligência artificial preconceituosos, com viés de discriminação, nas empresas de tecnologia. As novas regras se aplicariam às empresas com faturamento anual superior a US$ 50 milhões, e/ou às que comercializam informações de consumidores, e/ou às que detêm mais de 1 milhão de usuários.

Essa proposta vem depois que o Departamento de Habitação e Urbanismo americano acusou o Facebook por discriminação em anúncios de moradia. "Os computadores estão cada vez mais envolvidos nas decisões importantes que afetam a vida dos americanos - se alguém pode ou não comprar uma casa, conseguir um emprego, ou até mesmo ir para cadeia", disse o senador democrata Ron Wyden em comunicado de imprensa anunciando o projeto.

Essa reação é proveniente dos efeitos da máquina Bummer, divulgados amplamente por Jaron Lanier. O Congresso americano começou apenas a agir.



4 comentários:

  1. Jornalista Edilson Martins, colunista no lendário Pasquim, diz que postagens em redes sociais são predominantemente lixo, inclusive as dele, esta é a era da estupidez planetária e quem quer credibilidade, por óbvio, não as procura. O “efeito manada”, antes provincial, municipal, eventualmente nacional, agora é universal. Estamos vivendo o primado da estupidez planetária. Quem quer credibilidade não vai às redes. Por óbvio. http://bit.ly/2V956yv

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro, este resumo de deu uma ideia geral e fica mais fácil compreendê-lo. Grata

    ResponderExcluir