25 janeiro 2021

EMPREGO CRESCE NA INDÚSTRIA E FALTAM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE TECNOLGIA DA INFORMAÇÃO

 

Pela primeira vez em dez anos, houve aumento de emprego na indústria no mês de dezembro. Os dados são da pesquisa Sondagem Industrial, da
CNI - Confederação Nacional da Indústria
, que aponta índice de evolução do número de empregados em 50,5 pontos e maior capacidade instalada desde 2013.
A atividade industrial de dezembro mostra uma desaceleração da indústria, mas ao mesmo tempo, vemos que a utilização da capacidade instalada é maior desde 2013 para o mês. Portanto, nós temos que celebrar o aumento no número de empregos neste mês, pois, normalmente, as contratações só ocorrem na indústria em outubro e novembro”, explica o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. Fonte: CNI

Todos os índices de expectativas estão acima da linha divisória de 50 pontos. Isso indica que os empresários seguem com expectativa de crescimento nos próximos seis meses da demanda, da quantidade exportada, do número de empregados e da compra de matérias-primas.

Na área de tecnologia a crise econômica causada pela pandemia do vírus chinês não afetou o número de vagas disponíveis. Ao contrário, permanece com déficit de profissionais qualificados, fato este apontado desde 2006, quando sugerimos a necessidade de Formação de Capital Humano em Software (FCHS), tendo como base o desenvolvimento simultâneo de módulos de capacitação para reciclagem, reeducação, formação técnica e superior de profissionais. Naquela época o déficit apontado para 2012 era de 230 mil profissionais. As últimas pesquisas apontam que esse número atingirá a marca de 420 mil em 2024.

Esse quadro na área de Tecnologia da Informação não será alterado pela atual pandemia. Ele é reflexo da acentuada transformação digital ocorrida no mundo, conforme já discorremos aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário