12 junho 2021

PAISAGEM DE NATIVOS SÓ COM O OLHO ESQUERDO

Os equívocos de uma imprensa estrangeira desinformada e os números animadores da economia no Brasil
 

Se o Brasil é uma usina de enigmas até para veteranos jornalistas que tentam decifrá-los em português fluente, pode-se imaginar a perplexidade dos correspondentes de publicações estrangeiras ou repórteres de passagem pelo País do Carnaval. 

Atônitos com a ausência de lógica, eles costumam recorrer a colegas nativos que contemplam a paisagem só com o olho esquerdo. O resultado da colheita de informações e pontos de vista é resumido pela frase encampada por 11 em cada 10 profissionais sensatos: “A melhor maneira de não saber o que acontece no Brasil é ler o que publicam jornais de outros países”.

Um dia depois de divulgada a informação de que o PIB brasileiro havia crescido 1,2% no primeiro trimestre de 2021 – superando o da Suécia (1,1%) e o da China (0,6%) –, a revista inglesa The Economist estampou na capa uma montagem em que o Cristo Redentor respirava socorrido por um cilindro de oxigênio. Título e subtítulo: “Hora de ir - O futuro do Brasil depende do resultado das eleições de 2022”.

Os editores da Economist não poderiam ter escolhido momento pior para o exame do desempenho econômico do Brasil. 

Além do crescimento do PIB, 2021 vem sendo vitaminado pelos índices de aumento da agropecuária (5,7%), da indústria (0,7%), do setor de serviços (0,4%), dos investimentos (4,6%), das exportações (3,7%) e das importações (11,6%). 

Não é pouca coisa.


Fonte: Revista Oeste

Um comentário:

  1. Na "ciência" basicamente existem os que gostam de números e os que gostam de letras, se nem com as letras os que gostam de letras se dão bem pois possuem dificuldades de entender, quem dirá com números, fatos matemáticos que mostram o crescimento?
    Pobre e triste imprensa desprovida de senso moral, ético E PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir