06 outubro 2021

Mark Zuckerberg divulga nota escrita aos colaboradores da empresa Facebook

Nos dois últimos dias ganharam importância em todas as mídias, as ocorrências que envolveram o Facebook, especialmente por ter a plataforma ficado fora do ar durante a tarde da segunda-feira (04) e, especialmente, a delação feita por uma ex-funcionária da empresa, sobre o funcionamento de algoritmos da rede social. 

Durante seu depoimento a congressistas americanos na Comissão Federal de Comércio dos EUA, Frances Haugen, responsável pelo vazamento de documentos do Facebook, foi além de dizer que a rede social prejudica crianças e a democracia.

Ela descreveu detalhes do que seria o funcionamento de parte dos algoritmos da rede social para maximizar a atração da atenção dos usuários, a despeito de possíveis efeitos negativos como desinformação e danos à saúde mentalEla descreveu detalhes do que seria o funcionamento de parte dos algoritmos da rede social para maximizar a atração da atenção dos usuários, a despeito de possíveis efeitos negativos como desinformação e danos à saúde mental.

No final desta terça-feira (05), Mark Zuckerberg emitiu a seguinte nota aos seus colaboradores do Facebook.

 

Queria partilhar uma nota que escrevi a todos na nossa empresa.

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Olá a todos: foi uma semana e tanto, e eu queria partilhar alguns pensamentos com todos vocês.
Primeiro, o SEV que derrubou todos os nossos serviços ontem foi a pior queda que tivemos nos últimos anos. Passamos as últimas 24 horas a interrogar como podemos reforçar os nossos sistemas contra este tipo de falha. Isto também foi um lembrete do quanto o nosso trabalho importa para as pessoas. A preocupação mais profunda com uma queda como esta não é a quantidade de pessoas que mudam para serviços competitivos ou quanto dinheiro perdemos, mas o que significa para as pessoas que dependem dos nossos serviços se comunicarem com os entes queridos, gerirem as suas empresas ou apoiarem as suas comunidades .
Segundo, agora que o depoimento de hoje acabou, queria refletir sobre o debate público em que estamos. Tenho a certeza que muitos de vocês encontraram a cobertura recente difícil de ler porque ela simplesmente não reflete a empresa que conhecemos. Preocupamo-nos profundamente com questões como segurança, bem-estar e saúde mental. É difícil ver uma cobertura que deturpa nosso trabalho e nossos motivos. No nível mais básico, acho que a maioria de nós simplesmente não reconhece a imagem falsa da empresa que está sendo pintada.
Muitas das reivindicações não fazem sentido. Se quiséssemos ignorar a pesquisa, porque criaríamos um programa de investigação que lideraria a indústria para compreender estas questões importantes? Se não nos importássemos em combater conteúdos prejudiciais, então porque é que empregaríamos mais pessoas dedicadas a isto do que qualquer outra empresa no nosso espaço -- até mesmo maiores do que nós? Se quiséssemos esconder os nossos resultados, porque é que teríamos estabelecido um padrão de transparência para a indústria e informar o que estamos a fazer? E se as redes sociais fossem tão responsáveis por polarizar a sociedade como algumas pessoas afirmam, então por que é que estamos a ver a polarização aumentar nos EUA enquanto ela permanece plana ou diminui em muitos países com o uso tão pesado das redes sociais de todo o mundo?
No centro destas acusações está esta ideia de que priorizamos o lucro em relação à segurança e bem-estar. Isso simplesmente não é verdade. Por exemplo, um movimento que foi posto em causa foi quando introduzimos a mudança de Interações Sociais Significadas para o Feed de Notícias. Esta mudança mostrou menos vídeos virais e mais conteúdos de amigos e familiares -- o que sabíamos que significaria que as pessoas passavam menos tempo no Facebook, mas essa pesquisa sugeriu que era a coisa certa para o bem-estar das pessoas. Isso é algo que uma empresa focada nos lucros sobre as pessoas faria?
O argumento de que pressionamos deliberadamente conteúdo que deixa as pessoas irritadas com lucro é profundamente ilógico. Ganhamos dinheiro com anúncios e os anunciantes dizem-nos consistentemente que não querem que os seus anúncios estejam ao lado de conteúdos prejudiciais ou irritados. E não conheço nenhuma empresa de tecnologia que se propõe a construir produtos que deixem as pessoas irritadas ou depressivas. Os incentivos morais, empresariais e de produtos apontam para o sentido oposto.
Mas de tudo o que é publicado, estou particularmente focado nas questões levantadas sobre o nosso trabalho com crianças. Passei muito tempo a refletir sobre o tipo de experiências que quero que os meus filhos e outros tenham online, e é muito importante para mim que tudo o que construímos seja seguro e bom para as crianças.
A realidade é que os jovens usam tecnologia. Pense em quantas crianças em idade escolar têm telefones. Em vez de ignorar isto, as empresas de tecnologia devem construir experiências que atendam às suas necessidades e também mantêm-nas seguros. Estamos profundamente empenhados em fazer o trabalho liderado pela indústria nesta área. Um bom exemplo deste trabalho é o Messenger Kids, que é amplamente reconhecido como melhor e mais seguro do que alternativas.
Também trabalhamos para trazer este tipo de experiência apropriada para a idade com controles parentais para o Instagram também. Mas, dadas todas as questões sobre se isto seria realmente melhor para as crianças, pausamos esse projeto para tirar mais tempo para nos envolvermos com especialistas e garantirmos que qualquer coisa que fizermos seria útil.
Como muitos de vocês, achei difícil ler a descaracterização da pesquisa sobre como o Instagram afeta os jovens. Como escrevemos na nossa publicação da redação explicando isto: ′′ A pesquisa realmente demonstrou que muitos adolescentes que ouvimos sentir que usar o Instagram os ajuda quando estão a lutar com os tipos de momentos difíceis e problemas que os adolescentes sempre enfrentaram. Na verdade, em 11 de 12 áreas no slide referenciado pelo Jornal -- incluindo áreas sérias como solidão, ansiedade, tristeza e problemas alimentares -- mais adolescentes que disseram ter lutado com esse problema também disseram com o Instagram tornei aqueles momentos difíceis melhores do que piores."
Mas quando se trata de saúde ou bem-estar dos jovens, toda experiência negativa importa. É incrivelmente triste pensar numa pessoa jovem num momento de angústia que, em vez de se confortar, piora a sua experiência. Trabalhamos durante anos com os esforços liderados pela indústria para ajudar as pessoas nestes momentos e estou orgulhoso do trabalho que fizemos. Usamos constantemente a nossa pesquisa para melhorar ainda mais este trabalho.
Semelhante a equilibrar outras questões sociais, não acredito que as empresas privadas devam tomar todas as decisões sozinhas. É por isso que há vários anos que defendemos a regulamentação da internet atualizada. Testemunhei várias vezes no Congresso e pedi-lhes para atualizarem estas regulamentações. Escrevi op-eds delineando as áreas de regulamentação que pensamos serem mais importantes relacionadas com eleições, conteúdo prejudicial, privacidade e concorrência.
Estamos empenhados em fazer o melhor trabalho possível, mas, a certa medida, o órgão correto para avaliar as trocas entre as equipas sociais é o nosso Congresso democraticamente eleito. Por exemplo, qual é a idade certa para os adolescentes poderem utilizar serviços de internet? Como os serviços de internet devem verificar a idade das pessoas? E como as empresas devem equilibrar a privacidade dos adolescentes ao dar visibilidade aos pais para a sua atividade?
Se vamos ter uma conversa informada sobre os efeitos das redes sociais nos jovens, é importante começar com uma imagem completa. Estamos empenhados em fazer mais pesquisas e disponibilizar mais pesquisas publicamente.
Dito isto, estou preocupado com os incentivos que estão a ser definidos aqui. Temos um programa de pesquisa liderado pela indústria para que possamos identificar questões importantes e trabalhar nelas. É desanimador ver aquele trabalho tirado do contexto e usado para construir uma falsa narrativa que não nos interessa. Se atacarmos as organizações que fazem um esforço para estudar o seu impacto no mundo, estamos a enviar efectivamente a mensagem de que é mais seguro não olhar para todos, caso encontre algo que possa ser mantido contra si. Essa é a conclusão que outras empresas parecem ter chegado, e acho que isso leva a um lugar que seria muito pior para a sociedade. Mesmo que possa ser mais fácil seguirmos esse caminho, vamos continuar a fazer pesquisas porque é a coisa certa a fazer.
Sei que é frustrante ver o bom trabalho que fazemos ficar descaracterizado, especialmente para aqueles de vocês que estão a dar importantes contribuições em segurança, integridade, pesquisa e produto. Mas acredito que a longo prazo se continuarmos a tentar fazer o que é certo e entregar experiências que melhoram a vida das pessoas, será melhor para a nossa comunidade e para os nossos negócios. Pedi aos líderes de toda a empresa para fazerem mergulhos profundos no nosso trabalho em muitas áreas nos próximos dias para que possam ver tudo o que estamos a fazer para chegar lá.
Quando reflito sobre o nosso trabalho, penso no impacto real que temos no mundo -- as pessoas que agora podem manter-se em contacto com os seus entes queridos, criam oportunidades para se apoiar e encontrar a comunidade. É por isso que bilhões de pessoas adoram nossos produtos. Tenho orgulho de tudo o que fazemos para continuarmos a construir os melhores produtos sociais do mundo e grata a todos pelo trabalho que fazem aqui todos os dias.

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