08 maio 2022

NAS REDES SOCIAIS, NEM OS CUMPRIMENTOS PELO DIA DAS MÃES ESCAPOU DA CENSURA

O impacto da censura presente nas redes sociais forçosamente chegou a ser comentado no dia das mães.

Várias pessoas têm indicado que seus cumprimentos por esse referido dia não têm sido lidos, pelos menos, por seus seguidores.

Nesse sentido, acabo de ler a postagem da Dra. Nise Yamaguchi mencionando o assunto. Leia-a na imagem ao lado.

Shadow ban

O shadow ban pode ser definido como o ato de bloquear um usuário, um tema ou uma hashtag de forma que este não perceba o bloqueio. Em essência, é quando você publica conteúdo nas mídias sociais, mas o conteúdo não aparece nos feeds de seus seguidores. Seus seguidores podem ir diretamente ao seu perfil para encontrar o post, mas é mais difícil encontrá-lo. E, adicionalmente, nem você nem o seu seguidor são informados de que isso está acontecendo ou o porquê.

No Twitter

O Twitter definiu o shadow ban de forma radical: “a melhor definição que encontramos é a seguinte: tornar deliberadamente o conteúdo de alguém inacessível a todos, exceto a pessoa que o postou”.

No Facebook

A rede social chegou, inclusive, a patentear um método que oculta conteúdos da plataforma sem que o autor do post perceba. Isso torna, por exemplo, comentários invisíveis para todos os usuários, menos para quem os escreveu.

Algoritmos similares aos das duas plataformas citadas acima também são aplicados nas demais redes sociais, como Instagram, Tik Tok, ...

Um comentário: