29 agosto 2022

DEBATE NA BAND: TODOS CONTRA BOLSONARO, QUE SAIU VENCEDOR

 

O primeiro debate na TV ocorrido entre os candidatos à Presidência, foi sem surpresas, como era de se esperar. O presidente Jair Bolsonaro foi o mais visado e/ou atacado dentre os seis candidatos participantes.

Bolsonaro se saiu bem em todos os blocos do debate. Deixou claras as suas características: a de falar somente a verdade e a de não levar desaforo para casa. Enquadrou, oportunamente, todos os demais candidatos e apresentou um pouco de suas realizações em seu pequeno tempo de governo, além de dar sinais de como irá comandar um novo mandato, caso seja eleito. Ao final, alertou os brasileiros sobre as consequências desastrosas para o Brasil caso o admirador de ditaduras comunistas e/ou presidentes de países socialistas seja eleito.

Do seu principal adversário, o ex-presidiário Lula, não se ouviu nenhuma novidade, sempre fugindo como o rato de um gato, das perguntas relacionadas à corrupção que, como chefe, perdurou em todo o seus oito anos no Palácio do Planalto e mais seis anos do governo Dilma. Também não se esqueceu de mentir, prática esta exercida desde os seus tempos de sindicato no ABC paulista. Dentre muitas, a mais recente, ao falar que foi absolvido de seus crimes no Brasil e na ONU. Deles Lula não foi absolvido nem aqui na Terra e nem no Céu. Não sei dizer o mesmo se lá no Inferno.

Dos candidatos maduros na política, a má surpresa veio da senadora Simone Tebet que, apesar de vovó no contexto, pareceu ser mais uma aluna de centro acadêmico. Do Ciro Gomes nenhuma novidade, o mesmo Ciro das n-eleições anteriores. 

Dos candidatos novatos, a senadora Soraya Thoronicke já se esqueceu de ter conseguido se eleger senadora por ter se colado ao Bolsonaro nas eleições de 2018. Foi muito mal de conteúdo e pior ainda ao defender enfaticamente os fundos eleitoral e partidário. Quanto ao Felipe D'Avila, o debate lhe serviu como um estágio, quem sabe até o final das eleições ele possa produzir um TCC.

Finalmente, o nível dos jornalistas que conduziram e/ou participaram do debate, ficou muito abaixo do desejado para um evento desse tipo.

Um comentário:

  1. Perfeito. Mas eu gostaria que o Bolsonaro batesse mais nos feitos do governo. Quanto ao Lula, todos já o conhecem.

    ResponderExcluir