11 dezembro 2022

NICE WORK, EVERYBODY! SAFE AND SOUND

   

Depois de viajar 1,4 milhão de milhas pelo espaço, orbitar a Lua e coletar dados que servirão para enviar astronautas em futuras missões Artemis, a espaçonave Orion amerisou, neste domingo (11/12/2022), no Pacífico, próximo a Ilha de Guadalupe, costa oeste dos EUA.

Nessa primeira fase do histórico programa de retorno ao nosso satélite natural tenha sido completamente sem tripulação, em meados de 2024, a Nasa planeja pousar novamente com tripulação humana na Lua. A última vez que isto ocorreu foi há 50 anos, em 1972, a bordo da Apollo 17. Enquanto as missões Artemis visam principalmente explorar o nosso satélite natural, os objetivos de longo prazo da Nasa são ainda mais ambiciosos. No futuro, a agência espera que o programa ajude no desenvolvimento da ciência astronômica que permitirá a exploração humana de Marte. A Nasa explica que as missões lunares oferecem uma oportunidade perfeita para a testagem de ferramentas, equipamentos e tecnologias que podem ser úteis numa viagem tripulada ao planeta vermelho.

 

A Artemis trouxe de volta à Terra três manequins, chamados de Helga, Zohar e Comandante Moonikin Campos, que serão usados pela agência americana para coletar alguns dos principais dados da missão. A Nasa também enviou ao espaço uma série de itens. O ‘kit de voo oficial’ inclui bandeiras de países, microchips com nomes dos funcionários que trabalharam na Artemis I, pen-drives, insígnias de escoteiros, mascotes como o Snoopy e até uma réplica impressa em 3D da deusa Artemis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário