Em painel promovido pelo Fórum Esfera Internacional, em Paris, o ministro Gilmar Mendes declarou:
"Se a política voltou a ter autonomia, isso se deve ao STF. Se hoje temos a eleição de Lula , isso se deve a uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Se a política deixou de ser judicializada e deixou de ser criminalizada, isso se deve ao STF e aqui está um ator que chama essa reforma também de sua."
De fato, em abril de 2021, o STF anulou, por 8 votos a 3, contrariando as decisões de três instancias inferiores, as condenações de Lula na Lava Jato. Com isso ele recuperou seus direitos políticos e pôde disputar as eleições de 2022.
A declaração foi dada quando Gilmar Mendes respondia sobre o papel do Supremo, que avança sobre o as competências do Poder Legislativo, quando ministros passam a criar e a extinguir leis, exercendo uma prerrogativa do Congresso Nacional. O trecho que em que o ministro fala sobre a eleição de Lula está em 1h42'.
Gilmar também falou sobre o desempenho do TSE ao "defender a democracia".
"Comparecemos hoje aqui para falar de um exemplo de sucesso do STF e do Tribunal Superior Eleitoral, num contexto extremamente difícil. A gente não vem contar uma história de fracasso. Contamos uma história de uma instituição que soube defender a democracia até contra impulsos de uma parte significativa da elite."
O painel em sua totalidade, com a presença de Gilmar Mendes, Bruno Dantas e Rodrigo Pacheco, sob a mediação de William Waack, começa aos 53 minutos e prossegue até 2h10' do vídeo abaixo, disponível no Youtube.
É assim que, descaradamente, a DEMOGRACINHA brasileira é exposta ao mundo inteiro, sem mais nenhuma restrição de divulgação ou melhor de vergonha.
A isso se chama fraude eleitoral brasileira
ResponderExcluirAto falho não foi.
Excluir