Imagine um Brasil com desemprego zero, 4% de crescimento do PIB ao ano, um sistema educacional em acelerada modernização, indústria em expansão e um agronegócio cujas dimensões garantem a pujança da economia. O que parece ficção já se tornou realidade no oeste de Santa Catarina.
Os ingredientes para a prosperidade extraordinariamente bem-sucedida incluem pouca interferência estatal, ensino de alta qualidade e nenhum medo do trabalho.
Uma tradição muito visível na capital da região, Chapecó, que sozinha gera quase um quinto do PIB do oeste catarinense. Além de se tornar um vibrante polo econômico, com indústrias de grande porte, a cidade de 250 mil habitantes possui nada menos que 40 instituições de ensino superior. E conseguiu se consolidar como um centro de inovação e tecnologia. Para efeito de comparação, Campinas, a segunda cidade mais importante do Estado de São Paulo, tem uma população quase cinco vezes maior e apenas 22 faculdades e universidades.
Parabéns ao povo catarinense pelo magnífico exemplo de prosperidade e riqueza nesta região; tendo como meta principal o Trabalho e, sobretudo, a dignidade. Sou nordestino da Paraiba, com orgulho de também ser brasileiro. Visitei esta região linda que merece o lugar de destaque nesse Brasil.
ResponderExcluirO relevo pouco ajuda, mas o que faz a diferença é esse povo trabalhador e empreendedor
ResponderExcluir