29 outubro 2023

Que os ventos colombianos venham para o Brasil


Nas eleições deste domingo, 29 de outubro, a Colômbia viveu uma mudança significativa no seu cenário político. Os resultados revelaram uma forte rejeição ao presidente Gustavo Petro e aos candidatos filiados ao governo socialista nas principais cidades do país. Bogotá, em particular, viu um revés marcante para o presidente e para o seu candidato, Gustavo Bolívar, que terminou num decepcionante terceiro lugar.

Alem disso, Petro perdeu em Bucaramanga, Barranquilla, Cartagena, Cali, Medellín. Perdeu em todas as principais provincias da Colômbia, em grande parte com enormes diferenças. Hoje o Petro tem menos de 30% de aprovação. O pior presidente da história da Colômbia, que também chegou ao poder financiado arbitrariamente pelo tráfico de drogas. O índice de desaprovação do presidente colombiano continua subindo e chega a 63%, segundo pesquisa publicada no final de setembro.

Esse nível de desaprovação é o mais elevado que Petro enfrentou em pouco mais de um ano de governo, durante o qual foi fortemente criticado pela sua aparente falta de controlo sobre os grupos guerrilheiros, especialmente o Estado-Maior Central (EMC), os principais dissidentes das FARC. Ele também foi questionado sobre sua resposta às demandas das comunidades que bloquearam as principais rodovias e ao aumento dos preços da gasolina, entre outras questões.

Fonte: Informe Orwell

Nenhum comentário:

Postar um comentário