A deputada Rosangela Moro protocolou hoje PDL para sustar o Decreto 11.768 de 6 de Novembro de 2023, que reverte o processo de dissolução da Ceitec.
Para quem não sabe, a Ceitec foi criada no Governo Lula em 2008, com o objetivo de desenvolver projetos e fabricar circuitos integrados.
A iniciativa foi um fracasso: além da baixa aderência e irrelevância para o setor no Brasil, a Ceitec gerou um prejuízo que supera, pelo menos, centenas de milhões de reais aos cofres públicos.
A Ceitec (Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada), é uma fábrica de semicondutores localizada em Porto Alegre que era chamada por seus críticos com um apelido jocoso: a fábrica do “chip do boi”. Nos seus 15 anos, a empresa recebeu cerca de R$ 790 milhões. Faturou R$ 64,2 milhões com a venda de semicondutores. O que entrou corresponde a 8% dos valores gastos.
Dentro das condições atuais das contas públicas do país, não há sentido desprender tempo, atenção e recursos em uma operação fadada ao fracasso desde que nasceu.
Não permitiremos retrocessos e atos que extrapolem competências entre poderes, afirmou a Deputada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário