24 dezembro 2023

A popularidade de Bolsonaro é negócio de outro mundo

Claro, e o leitor não precisará pestanejar duas vezes para concluir que é do Bolsonaro e não do Lula que está se falando. Deste, aliás, já se disse aqui que ninguém quer ouvir o ex-condenado.

Desde quando voltou de uma temporada de três meses nos Estados Unidos no começo do ano, Bolsonaro viajou para onze estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Retirando as visitas que faz no Distrito Federal e entorno, São Paulo é o estado que o ex-presidente mais visitou. Foram cinco visitas a capital e cidades do interior. Já em Santa Catarina e Goiás, foram três vezes; e Minas Gerais recebeu o ex-presidente duas vezes.

Evento recente que mostrou a popularidade de Bolsonaro foi a entrega do título de Cidadão Luzianiense, na cidade de Luziânia (GO), em 12 de dezembro. Ao chegar no Centro Poliesportivo da cidade, Bolsonaro foi ovacionado por uma multidão de apoiadores. Cenas como essa se repetiram em várias cidades que ele visitou em 2023, como Barretos (SP), Parnamirim (RN) e em Belém (PA).

Um outro exemplo veio do exterior através da recepção calorosa que teve ao participar, em Bueno Aires, da posse do presidente Argentino, Javier Milei. Ao chegar ao local, Bolsonaro foi muito aplaudido por brasileiros e argentinos que gritavam seu nome e empunhavam bandeiras do Brasil. As cenas contrastaram com a ausência de Lula, que foi convidado para ir à posse de Milei, mas declinou o convite devido a perspectiva de que a presença dele num ambiente lotado de apoiadores de Bolsonaro e Milei poderia render uma situação constrangedora, com vaias.


Os eventos foram teste para popularidade de Bolsonaro. Os casos acima mostram que a estratégia do Partido Liberal em usar Bolsonaro como principal cabo eleitoral da legenda para 2024 pode ter êxito significativo no próximo pleito. A sigla almeja eleger mil prefeitos.

Tal estratégia receberá a contribuição dos resultados econômicos das contas públicas, como a ilustrada na imagem abaixo.



PS.: Finalizando o ano. Maceió, 26/12/2023





Nenhum comentário:

Postar um comentário