30 março 2024

EUA: outra ponte é atingida por uma embarcação


Hoje, novamente, nos EUA, uma ponte foi atingida por uma embarcação. Desta vez uma ponte sobre rio Arkansas, localizada ao sul de Sallisaw, perto da linha Sequoyah/LeFlore County.

 













Os engenheiros do ODOT (Departamento de Transportes de Oklahoma) puderam inspecionar a ponte, a estrutura da pista de rolamento, os pilares e determinaram que todos os danos eram superficiais.  Afirmaram também  que a ponte foi projetada para suportar o impacto da barcaça.

Todos ainda guardam a lembrança do trágico acidente ocorrido na última terça-feira, (26/03/2024) quando a ponte Francis Scott Key, sobre o rio Patapsco, em Baltimore, Maryland, veio abaixo após a colisão de um navio.

Fui questionado sobre a segurança dessas pontes. Repondo, nada posso afirmar mas, com certeza, seus projetos e respectivas execuções de suas obras foram realizadas obedecendo os melhores padrões e normas adotados pela engenharia, como acontece também aqui no Brasil.

Contudo, apenas a título de curiosidade, mas sem nenhuma implicação sobre a segurança de ambas as pontes, posso dizer que a ponte em Baltimore é uma ponte de treliça contínua (continuous truss bridges), concluída em 1977, suportada, em seu vão central (366 m), por um arco em treliça, uma estrutura rígida e resistente, que suporta as cargas aplicadas sobre a ponte. Este tipo de estrutura é comumente usado em pontes para vãos médios a longos, pois oferece uma boa resistência e estabilidade.

Já a ponte sobre o rio Arkansas é do tipo "contínuos steel plate and box-girder bridges'), com vão central de 163 m, aproximadamente, concluída em 1981.





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