Os engenheiros do ODOT (Departamento de Transportes de Oklahoma) puderam inspecionar a ponte, a estrutura da pista de rolamento, os pilares e determinaram que todos os danos eram superficiais. Afirmaram também que a ponte foi projetada para suportar o impacto da barcaça.
Todos ainda guardam a lembrança do trágico acidente ocorrido na última terça-feira, (26/03/2024) quando a ponte Francis Scott Key, sobre o rio Patapsco, em Baltimore, Maryland, veio abaixo após a colisão de um navio.
Fui questionado sobre a segurança dessas pontes. Repondo, nada posso afirmar mas, com certeza, seus projetos e respectivas execuções de suas obras foram realizadas obedecendo os melhores padrões e normas adotados pela engenharia, como acontece também aqui no Brasil.
Contudo, apenas a título de curiosidade, mas sem nenhuma implicação sobre a segurança de ambas as pontes, posso dizer que a ponte em Baltimore é uma ponte de treliça contínua (continuous truss bridges), concluída em 1977, suportada, em seu vão central (366 m), por um arco em treliça, uma estrutura rígida e resistente, que suporta as cargas aplicadas sobre a ponte. Este tipo de estrutura é comumente usado em pontes para vãos médios a longos, pois oferece uma boa resistência e estabilidade.
Já a ponte sobre o rio Arkansas é do tipo "contínuos steel plate and box-girder bridges'), com vão central de 163 m, aproximadamente, concluída em 1981.
Nenhum comentário:
Postar um comentário