30 junho 2024

Eleições na França: o POVO venceu

Lá o povo votou e o povo venceu

O  RN (Rassemblement National)  obteve uma vitória esmagadora no primeiro turno da votação para a Assembleia Nacional Francesa.

O partido obteve cerca de 34 por cento dos votos, muito à frente do partido centrista Renaissance do presidente Emmanuel Macron e seus aliados, que obtiveram cerca de 21 por cento.

Os resultados deste primeiro turno, numa eleição de dois turnos que terminará com o segundo turno em 7 de julho entre os partidos líderes em cada turno, não fornecem uma projeção confiável do número de assentos parlamentares que cada partido irá garantir. Mas o RN parece agora ser a maior força na Câmara dos Deputados, embora não necessariamente com maioria absoluta.

A participação dos eleitores foi muito elevada, refletindo a importância atribuída por eles às eleições antecipadas, acima de 65 por cento, em comparação com 47,51 por cento no primeiro turno das últimas eleições parlamentares em 2022.

Para Macron, agora no seu sétimo ano como presidente, o resultado representou um grave revés depois de ter apostado que a dolorosa derrota do seu partido nas recentes eleições para o Parlamento Europeu não se repetiria.

Marine Le Pen, líder do RN, declarou que a França votou “sem ambiguidade, virando a página de sete anos de poder corrosivo”. Ela instou seus apoiadores a garantir que seu protegido, Jordan Bardella se torne o próximo primeiro-ministro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário