Já se passaram mais de dois meses desde que um navio cargueiro perdeu energia e destruiu o vão central da ponte, matando seis pessoas. A construção de uma nova ponte é considerada de natureza vital depois do colapso ter congestionado dramaticamente os deslocamentos locais, paralisado partes da economia regional e impactado a cadeia de abastecimento global.
As autoridades de Maryland fizeram um amplo apelo à indústria privada nesta sexta-feira (31/05) para ajudá-las a projetar e construir a sua substituta – e inaugurá-la o mais tardar em 15 de outubro de 2028. O custo estimado está entre 1,7 e 1,9 bilhão de dólares.
As autoridades descreveram as expectativas e a dimensão da tarefa num anúncio solicitando às empresas de todo o mundo que apresentassem propostas para assumir o empreendimento.
Entre os requisitos descritos na solicitação está um que reflete um novo foco pós-desastre na proteção das pontes dos EUA. As empresas que pretenderem construí-la devem ter um “Gerente de Projeto de Proteção contra Colisão de Embarcações” como parte de sua candidatura, com pelo menos 10 anos de experiência em análise e projeto de sistemas de proteção de pontes.
A ponte destruída foi inaugurada em 1977, antes das especificações federais para proteger as pontes contra ataques de navios serem implementadas pela primeira vez, em 1994.
Características da ponte destruída
A Ponte Francis Scott Key era de treliça contínua (continuous truss bridges) e com um arco em uma de suas treliças, que se estende sobre o vão do rio Patapsco, em Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.
O arco em treliça é uma estrutura rígida e resistente, que suporta as cargas aplicadas sobre a ponte. Este tipo de estrutura é comumente usada em pontes para vãos de tamanhos que variam de médios a longos, pois oferece uma boa resistência e estabilidade.
Na Ponte Francis Scott Key, o arco em treliça é uma característica proeminente e era o elemento principal que suporta o tabuleiro da ponte.
A ponte foi nomeada em homenagem ao poeta americano Francis Scott Key. Pela ponte circulavam aproximadamente 11,5 milhões de veículos anualmente.
- Comprimento total: 2.632 m
- Altura do vão livre: 56 m
- Inauguração: 23 de março de 1977
- Início da construção: agosto de 1972
- Maior vão livre: 366 m
- Localização: rodovia Interstate 695
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