Nos EUA os democratas proclamam sua devoção às instituições democráticas, mas seu plano para a Suprema Corte é um ataque à estrutura constitucional básica dos Estados Unidos. As propostas de “reforma democráticas" (Kamala Harris) são projetadas para mudar a composição da Corte ou, na sua falta, para influenciar os juízes aumentando a pressão política, como o presidente Franklin D. Roosevelt tentou com seu plano fracassado de preenchimento do tribunal em 1937.
Uma charge política de 1937 critica os esforços do presidente Franklin D. Roosevelt para aumentar o número de componentes da Suprema Corte. |
Por desempenhar fielmente seu papel, a Suprema Corte americana enfrenta um ataque sem precedentes à sua independência, além, até mesmo, das ameaças de Roosevelt no século passado. Ao contrário daquela época, atualmente quase todos os legisladores e autoridades democratas marcham em uníssono, e a mídia, que era cética em relação ao plano de Roosevelt, também marcha com eles.
Essa reviravolta do Partido Democrata mancha a tradição americana que tem servido de exemplo para o mundo, exceto para as ditaduras, incluindo o Brasil atual, teve início há mais tempo. Está fortemente ligada aos anseios do Partido das Sombras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário