13 outubro 2024

A SpaceX retornou um grande propulsor de foguete ao seu local de lançamento e o pegou com braços mecânicos


A SpaceX realizou um feito de magia técnica no domingo, não apenas voando um propulsor de foguete de 233 pés de volta ao seu local de lançamento, mas também o pegando no ar com dois braços mecânicos gigantes, ao pousar o estágio de propulsão do foguete em um local de lançamento no Texas.

O evento, que ocorreu durante o último voo de teste do foguete Starship, foi um grande passo à frente para as ambições da SpaceX e seu fundador, Elon Musk, que incluem um dia levar pessoas a Marte e, em um futuro mais imediato, levar astronautas da NASA à superfície da lua.

A empresa do Musk não só construiu e voou o maior e mais poderoso foguete do mundo, como também demonstrou uma tecnologia essencial necessária para tornar o veículo completamente reutilizável e capaz de voar repetidamente rapidamente, mais como um jato do que um foguete.

Às 8h25, horário do leste americano, o foguete decolou do local de lançamento da empresa perto de Brownsville, Texas. A nave espacial gigante Starship no topo do propulsor Super Heavy, maior do que a Estátua da Liberdade e seu pedestal e capaz de transportar mais de 100 toneladas métricas para a órbita.

Depois que o propulsor Super Heavy empurrou com sucesso a Starship para cima através da parte mais densa da atmosfera, ele caiu enquanto a nave espacial do estágio superior continuava a se dirigir ao espaço.

O propulsor então acendeu alguns de seus 33 motores, parecendo um cigarro gigante caindo em um ângulo, com o brilho dos motores na parte inferior. Chamas subiram ao longo de um lado do propulsor, mas isso não pareceu tirá-lo do curso.

À medida que o propulsor descia perto da torre de lançamento, os braços se fechavam suavemente ao redor do propulsor, pegando-o antes que atingisse o solo.

Quando os motores desligaram, o propulsor ainda estava pendurado no ar.

O retorno do propulsor ao local de lançamento foi semelhante a como o primeiro estágio do foguete Falcon 9 da SpaceX reentra na atmosfera antes de pousar em uma plataforma flutuante ou em uma pista de pouso. A SpaceX agora faz isso rotineiramente, mas os propulsores ainda precisam ser trazidos de volta ao local de lançamento.





3 comentários:

  1. Fantástico!
    Cabe aqui repetir o que disse Neil Armstrong ao pousar na Lula: “esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”

    ResponderExcluir
  2. É fenomenal!!! Repetindo o comentário anterior, acho que esse fato é tão importante quanto o pouso na lua. Que levar e trazer homens para/da lua com a tecnologia da época foi incrível.

    ResponderExcluir
  3. Esse pouso irá tornar mais constante e um pouco menos caro "passear" no espaço.

    ResponderExcluir