11 outubro 2025

Nobel da Paz foi um tapa na cara do Lula


    O Nobel da Paz deste ano foi para Maria Corina Machado, uma mulher que enfrentou a ditadura de Maduro e se tornou símbolo da resistência democrática na Venezuela. Foi uma bela surpresa e um recado direto aos ditadores.

    E ironicamente, esse Nobel foi um tapa na cara do Lula, que sonha com o prêmio e segue protegendo o ditador venezuelano que destruiu o país. Inclusive, foi o mesmo Lula que, anos atrás, mandou Maria Corina “parar de chorar” quando ela denunciava as injustiças do regime.     Para o Comitê do Nobel, ela é uma defensora icônica dos direitos humanos. Maria Corina representa coragem, liberdade e esperança, tudo o que os populistas autoritários desprezam.

    A vitória de Corina Machado repercutiu nos corredores dos Palácios do Planalto e do Itamaraty com certa decepção. Ao Estadão, o embaixador Celso Amorim, assessor especial da Presidência da República, afirmou que o prêmio adotou um viés político e que o preocupante é qual será a consequência prática da láurea. Há receio de que o Nobel possa estimular uma invasão à Venezuela. Ele entende que a visão da premiação ainda é muito “europeia” e “distante” da realidade venezuelana in loco.


Um comentário:

  1. Esse embaixador, com e minúsculo mesmo, perdeu mais uma vez a chance de ficar calado.

    ResponderExcluir