21 janeiro 2018

"EMPREENDEDORISMO É UMA OPORTUNIDADE DE CRIAR O FUTURO"

O título deste post está na entrevista à Folha de São Paulo, em 09/01/2018, de Paulo Veras, fundador da startup 99Taxis que acaba de ser adquirida pela chinesa Didi Chuxing, por um valor que a coloca como o primeiro "unicórnio" brasileiro (apelido para startups que valem mais de US$ 1 bilhão), de um total de 230, aproximadamente. Metade delas são americanas

No decorrer da entrevista, ele cita alguns desafios sobre o exercício do empreendedorismo no Brasil, dentre os quais destacamos dois deles, detectados há mais de 20 anos, quando se iniciou no País, de forma sistemática, o ensino do empreendedorismo e a geração de novas empresas (startups).
  • Quando empresas brasileiras vão passar a comprar startups no exterior? Ainda estamos muito longe disso. Na China, hoje, você acessa capital muito facilmente. No Brasil, é todo o problema que temos. Existem bons empreendedores. Mas, quando a empresa chega a determinado patamar, não encontra mais recursos.
  • Que outro desafio enfrentam empreendedores brasileiros? Poucos têm ambição global. Muitas vezes, eles pensam que ter algo que se destaque localmente é suficiente. Na América Latina, por outro lado, todos começam querendo atacar o mercado brasileiro, pois nosso mercado é muito maior do que o deles.
Primeiramente, devemos reconhecer que nos últimos 20 anos houve avanços no entendimento e no apoio às iniciativas que fizeram crescer e se expandir o empreendedorismo no Brasil.

Por outro lado, entretanto, persistem problemas cruciais como os citados acima. Além deles e de outros também, é muito  lenta a velocidade em que os avanços são aqui conquistados e implementados. 

Nessa área, e em outras também (educação, por exemplo), diversos países, na América Latina e no resto do mundo, se encontravam classificados em posições inferiores ao Brasil. Fomos ultrapassados por muitos deles em apenas duas décadas. Até Botsuana está vendo o Brasil pelo retrovisor. Decuplicou seu PIB nas últimas quatro décadas. Sua renda per capta em medida que compara os poderes de compra, ultrapassou a brasileira em 2014 e não vai parar tão cedo de abrir distância.

Qual então a receita para vencermos as dificuldades apontadas e ganharmos velocidade ?

A resposta está nas palavras do Paulo Veras: "EMPREENDEDORISMO É UMA OPORTUNIDADE DE CRIAR O FUTURO".

O Veras disse também: "sem empreendedores não se constrói a ponte entre o mundo atual e o que está por vir".

Contudo, é preciso que esse conceito seja entendido da forma mais ampla e o mais cedo possível, ou seja, em todos os segmentos da sociedade, pública e privada, a começar no ambiente familiar e na escola fundamental.

Já passou da hora de enterrarmos definitivamente a Lei de Gerson (que o Gerson me perdoe): "Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também", proferida há mais de 40 anos. Junto com ela, outra recentemente enunciada pelo PMDB, traduzida no post O PMDB NO PODER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário