18 dezembro 2018

BASE SÓLIDA, MÃOS À OBRA



Durante a campanha eleitoral, já com o Jair Bolsonaro liderando as pesquisas de opinião, a grande mídia e seus "articulistas seniores" propagavam a dificuldade que o Bolsonaro iria enfrentar para governar o País sem maioria no Congresso.

Bolsonaro irá tomar posse como presidente da República e a despeito do propagado na campanha eleitoral como dito acima, o presidente eleito já conta com uma base sólida contendo cerca de 372 deputados na Câmara dos Deputados, segundo o Diap, número este suficiente para aprovação de projetos de emendas constitucionais cujo quórum exigido é de apenas 308 deputados. Esse número é maior do que o observado no inicio dos governos Collor, em 1990, e no de Lula, em 2002.

No Senado, a base parlamentar é proporcionalmente menor em relação à Câmara. Segundo o Diap, ela conta neste momento com 37 senadores e cerca de 27 em apoios eventuais. A oposição conta com 17 nomes.

No âmbito do executivo, a equipe do primeiro escalão já foi concluída e contém nomes de primeira linha, afinados com tudo aquilo que foi falado pelo candidato durante a campanha.

Mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário