O editor do Ideias, da Gazeta do Povo, Jones Rossi, nos oferece neste fim de semana outras contribuições para se entender como o comunismo - uma máquina de criar, pobreza, fome e morte - prospera ainda hoje sem que receba a mesma condenação de intelectuais, políticos e personalidades, mesmo que tenha provocado mais mortes que o nazismo. Segundo sua nota, e a reafirmamos aqui, não há nenhuma experiência comunista que não tenha terminado em milhares de mortes, fome e miséria: União Soviética, China, Camboja, Cuba, Coreia do Norte e nossa vizinha Venezuela. A Argentina está a caminho.
Mas por que, mesmo com tantos desastres documentados e milhões de mortos como resultado, o comunismo ainda não é tratado com o mesmo repúdio que o nazismo? Por que há quem o defenda com unhas e dentes e partidos políticos abertamente comunistas, inclusive no Brasil, pergunta Rossi.
Ele mesmo responde, ao dizer que um dos motivos do comunismo ainda ser aceito é o desconhecimento. Para diminuir esse gap, a Gazeta do Povo tem buscado acabar com isso, relatando e relembrando os males causados pelo coletivismo comunista. Nesse sentido, a Gazeta nos apresenta mais uma seleção de textos exclusivos que mostra como o comunismo é na verdade, uma máquina de criar pobreza, fome e morte.
Boa leitura.
Stalin, Che Guevara e cia: Cinco citações homofóbicas de líderes e pensadores da esquerda
Partidos de esquerda se orgulham de sua luta contra toda forma de preconceito e discriminação, e ao mesmo tempo lembram com orgulho de nomes como Karl Marx. Algo no mínimo contraditório, já que os líderes da esquerda se mostraram racistas ao longo da história. A postura deles não é diferente com os gays, lésbicas e todos que formam públicos identificados por siglas como LGBTTIQQ2SA+.
Por que ainda há quem considere o comunismo uma ideologia respeitada?
Quando confrontada com a sequência de falhas do comunismo através dos tempos, a esquerda contemporânea usa de uma defesa de certo ponto surpreendente: ninguém foi capaz de compreender o comunismo da forma correta. É uma hipótese tão razoável quanto afirmar que os assassinos em série atiram em suas vítimas porque ninguém nunca sugeriu a eles que fossem caçar patos.
“Milada”: a heroína da vida real que enfrentou o nazismo e o comunismo
A ativista e política tcheca Milada Horakova enfrentou os dois maiores regimes totalitários da história: o nazismo e comunismo. Ao primeiro ela sobreviveu, mesmo depois de ter sido presa em um campo de concentração. Mas, anos depois, ao defender seu país do comunismo, ela foi executada pelos comunistas que comandavam a Tchecoslováquia com mão de ferro.
Os pais do comunismo eram racistas
Em tempos de Black Lives Matter, o marxismo vem ressurgindo como alternativa ao capitalismo entre os manifestantes. Será que eles estão sabendo do racismo de Karl Marx, Che Guevara e Friedrich Engels?
17 crimes contra a humanidade cometidos pela União Soviética
Conheça os efeitos nefastos da implantação desta ideologia e seu custo em vidas humanas.
A ‘Grande Fome de Mao’: como o comunismo na China matou mais que o Holocausto
Nunca se viu nada parecido na história da humanidade. Na tentativa de implantar à força o comunismo em todos os estratos da população, o líder comunista Mao Tsé-Tung colocou em ação políticas que levaram os chineses a níveis extremos de fome: registros apontam que 45 milhões de pessoas morreram entre 1958 e 1962.
Cinco livros que revelam a crueldade da ditadura norte-coreana
Fome, tortura, lavagem cerebral: estas obras relatam a vida sob o comando despótico de diferentes gerações de tiranos
6 filmes que mostram os horrores da ditadura da Coreia do Norte
Quase não há filmes sobre a Coreia do Norte. Abundam documentários, mas há problemas na captação de imagens, já que é proibido fotografar ou filmar qualquer coisa no país sem autorização e supervisão severa de agentes do governo.
7 livros de autores cubanos que contam os absurdos do regime castrista
Várias das obras foram censuradas em Cuba por mostrarem as falhas do regime socialista e de seus líderes.
7 filmes que mostram os absurdos da ditadura cubana
Conheça obras que mostram o lado menos divulgado da ditadura dos Castro: fuzilamentos, campos de concentração, prisões arbitrárias, perseguições aos homossexuais, pobreza e falta de liberdade de expressão.
Como políticas socialistas destruíram o futuro de 5 países
O socialismo produziu pouco além de violência, fome e miséria. O contraste é maior comparado com a experiência daqueles que vivem em sociedades capitalistas, onde os direitos são protegidos, a duração da vida é maior e as pessoas desfrutam de um padrão de vida mais elevado.
“Não era socialismo de verdade”: a melhor maneira de responder a esse argumento
Dado que, no mundo real, os países socialistas consistentemente manifestam piores resultados humanitários do que os países capitalistas (ainda que imperfeitos) e manifestam o mesmo padrão de fracassos em todos os casos, que tipo ou quantidade de evidência seria necessária para finalmente abandonarem o socialismo?
Que ninguém esqueça que a vida na União Soviética era terrível
O comunismo prometia utopia, mas deixou as vidas mais breves, pobres e perversas.
As promessas vazias do socialismo
O socialismo promete muito, mas oferece pouco. A solução comprovada para eliminar a pobreza e criar prosperidade sustentável é adotar reformas de livre mercado.
Os defensores do comunismo ainda não caíram na real
Apesar das evidências que nada de bom pode vir do comunismo, as pessoas continuam a defendê-lo.
A história que russos e comunistas querem que seja esquecida
A União Soviética desempenhou um papel vital na derrota da Alemanha nazista. Mas aqueles que foram libertados da tirania nazista logo cairiam sob outra tirania, baseada em Moscou.
O que foi o Holodomor, a grande fome na Ucrânia?
Entre 1932 e 1933, um programa desastroso de reorganização da agricultura dos estados soviéticos matou entre até 12 milhões de habitantes do país. Stalin sabia que a iniciativa era um fracasso gigantesco, mas não se importou
Como a Romênia comunista destruiu uma geração inteira de crianças
Uma desastrosa intervenção do Estado Romeno na vida das famílias provocou uma tragédia pouco conhecida até hoje: milhares de crianças sem lar, desamparadas e vítimas de doenças como hepatite e Aids.
Por que a foice e o martelo comunistas devem ser tratados como a suástica nazista
Por que tratamos duas ideologias igualmente sangrentas de maneiras tão diferentes?
A história da garota assassinada a sangue frio pelo Partido Comunista Brasileiro
Elza Fernandes era seu codinome, e Elvira Cupello Colônio seu nome verdadeiro. Inocente, foi executada por um tribunal ligado ao comunismo internacional, sem ter a chance de se defender.
Três mitos do socialismo desmentidos pelo pesadelo da Venezuela
Veja os mitos sobre a suposta grandeza do socialismo que se negam a desaparecer, mesmo depois de o socialismo ter feito dezenas de milhões de vítimas.
O curioso caso dos socialistas de mansões e dos conservadores das periferias
Conheça a atual esquerda mundial, que é rica e sobrevive de grandes fortunas, que anteriormente eram vistas como algozes e opressoras.
Como o socialismo levou o país de maior renda per capita da América Latina à ruína
Em 1950, graças à exploração dos combustíveis fósseis, os venezuelanos chegaram a ter o quarto maior PIB per capita do mundo na época, atrás apenas de Estados Unidos, Suíça e Nova Zelândia. Hoje sua população passa fome.
Comunismo e nazismo: quando a política se transforma em autoridade religiosa do mal
Entenda como a comparação entre religião e política vai muito além da mera acusação de fanatismo.