14 setembro 2020

A FORÇA DO AGRO BRASILEIRO !

Os números da economia, após todo esse período de pandemia, voltam a indicar a diminuição da velha indústria no PIB do País. Ela definha, não apresenta lucros, não tem mais poder financeiro. Nos últimos 40 anos saiu do patamar de 45% para 14,5% do PIB.

Com ela diminuem também o seu poder, o qual reinou por muitos e muitos anos nos mais altos gabinetes do País. Sucumbem juntos os seus industriais, os trabalhadores chão de fábrica, os sindicatos e os partidos a eles associados. Perderam poder econômico e percebem que estão perdendo o político, o qual nunca mais o recuperarão. Desespero total. Não adianta espernearem. É a pura realidade. É o fim de um ciclo.
Quem está crescendo e ganhando é a Agricultura. Esta já representa 25 % do PIB, contra 10% anos atrás. Manteve-se no azul durante todo esse período de pandemia.
No Brasil de 1979, por exemplo, era produzida 0,4 tonelada de alimentos para um dos 119 milhões de habitantes. Na safra de 2020, o agronegócio chegou a 1,2 tonelada para cada um dos 210 milhões de brasileiros.

O agronegócio, quando incorpora as indústrias que o fornecem, como mineração de fertilizantes, a indústria de tratores, os bancos, as seguradoras, as transportadoras passa a ser 40% do PIB.

Ter 40% do PIB significa dinheiro, crescimento, poupança, prosperidade. Significa crescente poder político.

É só conferir ! 

Um comentário:

  1. O Agro sustentou o país nessa crise se saúde chamada covid-19. O agro tem sustentado o país por muitos anos. Vilão em muitas redes sociais que acham que a comida "brota" na prateleira do supermercado. Esses críticos não sabem nada sobre como é produzido o falado arroz, um litro de leite, um quilo de carne, um ovo. São imbecis manipulados pela mídia que também é ignorante em muitos casos.

    ResponderExcluir