13 setembro 2020

DOOMSCROLLING - CUIDE-SE !

Tornou-se cada vez mais frequente encontrar pessoas com o hábito denominado de "doomscrolling", palavra em inglês que significa acessar incessantemente as redes sociais e notícias online para ficar a par do que está sendo divulgado. 

Estudos têm demonstrado que o uso desenfreado de mídias sociais estão distorcendo nossa percepção do presente, pois, em sua maioria, as notícias são assustadoras predominando nesses conteúdos temas como: pandemia mortal, brutalidades policiais, protestos, teorias da conspiração,  política, incêndios florestais, enxames de gafanhotos e muito mais.

Bom, não é surpresa para ninguém que o consumo excessivo de más notícias causa estresse. Uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Norte-Americana de Psicologia revelou que os participantes que se mantiveram a par do ciclo de notícias relataram perda de sono, estresse, ansiedade, fadiga e outros sintomas negativos na saúde mental. Essa mesma pesquisa constatou que até 20% dos norte-americanos monitoram constantemente suas mídias sociais para ver as atualizações e um a cada 10 verificam as notícias de hora em hora.


Alguns profissionais desse ramo sugerem que não se verifique o e-mail, o Facebook, ou o Twitter fora de determinados horários (ou quando ficar parado e precisar de uma mudança de contexto). Tente manter boa parte de sua leitura online focada em assuntos relacionados à sua profissão. Fazer uma pausa para atividades físicas também é um grande auxiliar.

Jaron Lanier, cientista, músico e escritor, mais conhecido pelo trabalho em realidade virtual e sua defesa do humanismo e da economia sustentável no contexto digital, já afirmou:

(...) "O que quer que uma pessoa possa ser, se você quer ser uma, 
delete suas contas nas redes sociais".

Segundo Lanier, o Vale do Silício de um modo geral, e o Facebook, em particular, são verdadeiras máquinas de fazer cabeças. O documentário "O dilema das redes", Netflix, tem a participação dp Lanier e de outros especialistas em tecnologia e profissionais de outras áreas e, todos eles, fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade..

2 comentários:

  1. Boa lembrança. Estamos cada vez mais dependentes.

    ResponderExcluir
  2. Facebook has been a disaster for the world https://www.erasebook.info/articles/facebook-has-been-a-disaster-for-the-world

    ResponderExcluir