22 janeiro 2021

MILITÂNCIA POLÍTICA E PANFLETÁRIA DISFARÇADA DE JORNALISMO

Ontem, 21/01/2021, as vacinas de Oxford começaram a ser exportadas para o Brasil e chegarão hoje,  em Guarulhos. As vacinas desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, que estão sendo fabricadas no Serum Institute of India, considerado o maior produtor mundial de vacinas do mundo.

Após essa confirmação a Fiocruz expediu nota oficial na qual informou

"... as duas milhões de doses de vacinas prontas, compradas do Instituto Serum, embarcadas em Mumbai e têm chegada prevista ao Brasil no dia 22 de janeiro, às 17h40, pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Após os trâmites alfandegários, as vacinas seguirão diretamente para o aeroporto internacional RIO-Galeão, no Rio de janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz. 

Em obediência às normas regulatórias, as vacinas passarão, em Bio-Manguinhos/Fiocruz, para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. Esse processo acontecerá ao longo da madrugada e na manhã de sábado (23/1) e será realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição no período da tarde. Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade doMinistério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19."

No Brasil, durante a semana tivemos mais um show de horrores da velha mídia: a enxurrada de desinformação e manipulação sobre a vacina importada da Índia, com foco em atacar o presidente da República, Jair Bolsonaro, sempre o alvo de ataques contínuos dos principais veículos de comunicação do país.

A mídia, a todo momento, distorcia os fatos, garantira até que não existia nenhuma previsão em torno das vacinas de Oxford oriundas da Índia. Diversas matérias acusaram o governo brasileiro de ‘cruzar os braços’ e ignorar a urgência das vacinas para imunizar a população brasileira.

Enfim, militância política e panfletária disfarçada de jornalismo.

Um comentário:

  1. Vacina #COVID19 - Brasil dispara no ranking
    Segundo o Our World in Data, ainda com dados defasados sobre a vacinação Covid19 no Brasil, mas já estimou um número real acima de 700 mil pessoas em menos de uma semana.
    Países como Portugal, que começaram em 28 de dezembro, e imunizou só 212 mil pessoas até sexta (22). Na Suíça, a vacinação começou antes do Natal, em 23 de dezembro, mas só conseguiu alcançar 169 mil dos seus 8,5 milhões de habitantes. A Dinamarca, melhor qualidade de vida do mundo, iniciou no dia 27 do mês passado. Imunizou só 189 mil em 5,8 milhões de habitantes.
    Fonte: Diário do Poder

    ResponderExcluir