05 agosto 2021

A DEMOCRACIA ESTÁ MORIBUNDA

O STF, em sua composição atual, hoje deu mais um passo no âmbito da estratégia traçada por grupos que nunca aceitaram o resultado das eleições de 2018. Distanciou-se ainda mais do Estado Democrático de Direito, do perfil de uma instituição republicana, bem como da população brasileira. É a fotografia nua e crua do pronunciamento/nota lido hoje (05) pelo seu presidente, o ministro Luiz Fux.

Dias atrás, o prof. Ives Gandra da Silva Martins, advogado e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em um de seus artigos sobre a CPI da Coovid-19, já nos tinha alertado ao afirmar: 

 ... "Sem fazer um juízo de valor sobre o espirito cívico de magistrados e senadores, é compreensível que o povo possa entender que a Suprema Corte e o Congresso estão mais interessados em derrubar o governo do que apurar a verdade" .... 

A crescente escalada de violência do judiciário para cima da Constituição Federal, da sociedade, dos outros poderes e, agora, do próprio presidente Bolsonaro, dificilmente deixará outra opção ao Brasil se não uma ruptura institucional. Estão convictos que suas canetas serão suficientes para neutralizar os anseios da sociedade.

A democracia está moribunda e parece não haver mais relacionamento institucional possível. Urge, portanto, um firme posicionamento público contra o golpe, com amplo apoio popular, acompanhado de medidas cabíveis a determinações judiciais inconstitucionais. Veriam que canetas têm limitações.

Não se trata de proteger Bolsonaro, mas de defender o Brasil. 

2 comentários:

  1. O Brasil precisa de movimentos populares para mostrar que Democracia é povo.

    ResponderExcluir
  2. Povo do meu Brasil! Brasileiros, mexam-se. Mostrem que Democracia é pelo povo.

    ResponderExcluir