Mais uma vez o TSE, em tempo real, continua afrontando a população brasileira, especialmente os eleitores que estão se manifestando por eleições e apuração de votos impressos e auditáveis em todo o Brasil.
Neste momento acabo de ler o twitter mostrado na figura ao lado. É de uma irresponsabilidade assustadora.
Mente descaradamente ao dizer que os votos já são impressos. Não o são. Ora, nenhum eleitor poderá contar os votos por conta própria. O Boletim de Urna impresso ao final do processo de votação de cada seção eleitoral e disponibilizado ao público já poderá conter fraude. Ele não identifica os eleitores e seus respectivos votos - nem poderia, por lei - o que impede uma auditoria, uma conferência do voto de cada eleitor.
De forma bastante simples sem entrar em detalhes técnicos, temos o seguinte. A fraude, se desejada (vamos desconsiderar aqui por negligência) - em urnas eletrônicas é possível - pois poderá ser configurada para isto - para agir durante o processo de votação - em uma, ou numa combinação, das seguintes etapas: quando a urna é ligada; durante o momento de votação do eleitor; ao final da votação de todos os eleitores da seção.
Portanto, a fraude, se desejada, poderá ocorrer em qualquer uma das etapas citadas acima e, dessa forma, implicará na impressão de um Boletim de Urna já fraudado. Lá fora também acontece isto. Veja este vídeo.
É claro que fraudes, se desejadas, também poderão ocorrer durante a transferência de votos e sua contabilização central realizada pelo TSE. Nesta última etapa - a de totalização dos votos - a fraude, se desejada, poderá ocorrer de forma mais segura para quem a desejar.
Portanto, a impressão (digital ou em papel) e conferência do voto pelo eleitor, no momento em que está votando, é indispensável para se assegurar os corretos resultados eleitorais.
Já temos o nosso Stálin
Não custa lembrar que a urna e todo o processo de apuração apenas processam as ordens que lhes são dadas por seres humanos e, a propósito, recordar o que disse Joseph Stálin.
PS.: Leia mais aqui:
O documento eletrônico individual do voto dará transparência às eleições
Atualizado em 28/07/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário