Embora tenha ficado conhecido no governo Dilma, a ideia de construir um trem-bala, aquele que estaria pronto para ligar São Paulo ao Rio já na Copa de 2014, começou na gestão Lula, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento.
A companhia estrangeira cobrava em torno de € 260 milhões, mais juros e custos judiciais, desde o início da década passada. A Italplan apontava a União como “devedora solidária” e quase bloqueou contas do governo na Itália.Como prevê a lei brasileira de concessões, os gastos da Italplan com a elaboração do anteprojeto original seriam eventualmente reembolsados pelo consórcio vencedor da disputa — caso tivesse havido algum. A empresa italiana levou o caso à Justiça.
Publicado pelo Tesouro Nacional em setembro, um balanço acerca de riscos fiscais com demandas judiciais e precatórios indicava prejuízo potencial de R$ 2,17 bilhões com o processo do trem-bala para a União.
É a turma do desmantelo, é um atrás do outro.
ResponderExcluir