06 janeiro 2024

On The Radio

Em  6 de janeiro de 1980, DONNA SUMMER alcançou o primeiro lugar na parada Billboard 200 com seu álbum duplo, "On The Radio: Greatest Hits Volumes I & II".


On the Radio: Greatest Hits, Vols. 1-2 apareceu originalmente como um vinil duplo em 1979 e foi considerado bom o suficiente para fazer a transição para outros formatos. O lançamento foi uma antologia quase completa de sua produção popular dos anos 70, incluindo -  the number one club singles -  "Love to Love You Baby", "Try Me, I Know We Can Make It", "I Remember Yesterday", "MacArthur Park, " "Bad Girls", "No More Tears (Enough Is Enough)" e "Hot Stuff".

Do álbum ON THE RADIO (1980)

Donna Summer lançou este disco de extraordinário sucesso com o produtor musical Giorgio Moroder para o drama adolescente de Adrian Lyne, Foxes, de 1980, estrelado por Jodie Foster, Scott Baio e a cantora de Runaways, Cherie Currie.

Na música, Summer anseia por um amor perdido e espera se reconectar transmitindo seus sentimentos no rádio. Em contraste com a versão de rádio uptempo, a trilha sonora traz uma balada instrumental de Moroder, que é usada ao longo do filme com a adição dos vocais de Summer.

Summer teve dificuldade em escrever a letra até que outra cantora, inadvertidamente, lhe deu uma dose de inspiração. Ela disse ao Fresh Air da NPR em 2003: "Eu estava ao piano, e o disco de Stephen Bishop estava no topo do piano, e eu olhei para o disco, e conheço Stephen, e escrevemos juntos, e estou tipo, você sabe, como Stephen diria isso? Que frase ele inventaria - ele é tão inteligente. E de repente, essa frase veio até mim e foi 'deve ter caído de um buraco no seu velho marrom sobretudo', e foi como um raio.

OK é isso. Eu sabia quem era a pessoa. Eu sabia quem era a pessoa na música, sabia quem ela precisava ser, sabia o que ela estava passando, sabia o que tinha que ser dito. E assim que obtive todas as informações pessoais sobre o personagem, pude entrar no estúdio, subir no microfone e assinar a música literalmente, do jeito que você a ouve.”

Summer estava namorando Bruce Sudano do grupo Brooklyn Dreams quando começou a trabalhar nessa música. De acordo com Sudano, Giorgio Moroder enviou-lhe a faixa - uma "bela melodia italiana" - em uma fita cassete, e Summer pediu a Bruce que escrevesse a letra. Ele recusou, dizendo a ela: "Não vou escrever isso de jeito nenhum. A música é para você."

“Donna pode ser muito simples em suas letras ou pode ser esotérica”, explicou Bruce Sudano.

“Mas basicamente, a história de ‘On The Radio’ é de alguém esperando que a música no rádio faça com que a pessoa saiba que está apaixonada por ela. É um pouco esotérico, mas acho que é isso que ela estava tentando dizer com aquela música."

Summer e Sudano se casaram em 1980 e ficaram juntos até sua morte em 2012. Eles tiveram filhos, Brooklyn (atriz) e Amanda (cantora).

Este foi um recorde marcante para aquele verão. Não foi apenas seu décimo hit no Top 10 nos EUA, mas também sua oitava e última entrada consecutiva no Top 5. Foi também sua 14ª entrada consecutiva na parada Disco, onde alcançou a 8ª posição, e conquistou o 9º lugar na parada Soul.

Esta música foi indicada ao Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Feminina, mas perdeu para "The Rose" de Bette Midler.



Nenhum comentário:

Postar um comentário