21 abril 2024

Dia Mundial da Criatividade e Inovação



Neste Dia Mundial da Criatividade e Inovação, muitas reportagens, artigos, ... foram publicados no mundo inteiro inclusive no Brasil,  para dar conhecimento como os principais inovadores superam seus pares, impulsionam a inovação e criam esta cultura nas organizações.

Não há dúvidas de que a inovação é a força vital do progresso. Num contexto empresarial, criatividade e inovação é a capacidade de conceber, desenvolver, entregar e dimensionar novos produtos, serviços, processos e modelos de negócios. Ambas podem criar valor, aumentar a produtividade e promover a competitividade.

O potencial da inovação alimenta a esperança. Mas muitas vezes essa esperança é frustrada por uma execução ineficaz. Por isso mesmo se estuda,  se discute e se questiona o que é necessário para realmente estimular a inovação. Como consequência, recomenda-se que esforços sejam empreendidos, sistematicamente, para focar a cultura de inovação nas organizações.

Ajuda-nos nesse processo o aproveitamento da tecnologia como fator imprescindível para a superação de desempenho em seus resultados. As organizações com culturas de inovação obtêm mais valor dos investimentos estratégicos em tecnologia do que os seus pares, revelam os resultados de diversas pesquisas realizadas por estudiosos do assunto.

Entre esses resultados, sobressai-se aqueles sobre estratégia e investimento digital, indicando que para que esses investimentos tragam benefícios para toda a empresa, as empresas precisam desenvolver modelos culturais que adotem a inovação, pois os desafios culturais surgiram como a maior barreira à obtenção de resultados dos investimentos digitaisA rejeição ao risco, mentalidades isoladas e uma aversão geral à tecnologia retardam a adoção de novas ferramentas e processos. 

Com as novas tecnologias, como a IA generativa (gen AI), preparadas para atuarem em muitos setores e funções, a inovação é uma prioridade clara para muitas empresas.

Entre os resultados dos estudos publicados, foram identificadas cinco prioridades que os líderes podem abraçar para promover essa cultura – desde a identificação explícita da inovação como um valor empresarial fundamental até a defesa e recompensa da experimentação e a criação de uma sensação de segurança de que o fracasso não acarretará custos para a carreira.

Um outro resultado mostrou que as empresas com fortes culturas de inovação estão à frente dos seus pares na utilização da tecnologia para se distanciarem dos concorrentes. Quase dois terços delas estão implantando inteligência artificial em seus processos principais, tanto internos quanto voltados para o cliente, para aumentar a velocidade, a granularidade e a precisão. Nas organizações de saúde inovadoras, por exemplo, a IA está a melhorar os diagnósticos médicos e os planos de tratamento, enquanto as empresas de bebidas estão a experimentar sabores de bebidas gerados pela IA.

Além disso, a grande maioria destas empresas capta os benefícios de custo e flexibilidade que as plataformas digitais e os modelos de negócios na nuvem podem trazer. As organizações com redes de parceiros complexas, por exemplo, podem utilizar backbones tecnológicos para transmitir pequenas alterações de design ao longo das suas cadeias de abastecimento. 


Por último, os principais inovadores têm a capacidade de atrair os melhores talentos tecnológicos, utilizando estes talentos como um “multiplicador de força” para acelerar a inovação nos seus modelos de negócio e nas suas ofertas.

Um comentário: