Multitarefa é apenas a maneira como muitos de nós vivemos. Com que frequência você envia mensagens de texto enquanto está preso no trânsito, perde um podcast enquanto faz tarefas domésticas ou fica agitado entre as notícias e sua caixa de entrada de e-mails?
Os meios de comunicação e a tecnologia são elementos omnipresentes na nossa vida quotidiana e a sua utilização pode oferecer muitos benefícios e recompensas. Embora a literatura ainda seja escassa e marcada por descobertas convergentes e divergentes, o equilíbrio das evidências sugere que as multitarefas de mídia mais pesadas apresentam desempenho inferior em uma série de domínios cognitivos, em relação as multitarefas de mídia mais leves.
No nosso mundo moderno – onde muitos de nós passamos a maior parte do dia diante de telas - ficamos presos na armadilha da multitarefa mesmo sem perceber que estamos fazendo isto.
Resultados de pesquisas estão apontando as evidências para uma relação entre o nível de multitarefa dos meios de comunicação social e a cognição.
“Normalmente, quando as pessoas pensam que estão realizando multitarefas, na verdade estão alternando sua atenção entre duas tarefas separadas”, diz Gloria Mark, psicóloga e professora de informática na Universidade da Califórnia, Irvine, e autora de “Attention Span: A Groundbreaking Way to Restore Balance, Happiness and Productivity”.
Segundo os especialistas, “multitarefa” em si é normalmente um termo impróprio. Não é possível fazer duas coisas ao mesmo tempo – a menos que possamos fazer uma sem pensar muito (como dar um passeio enquanto conversamos com um amigo).
Como focar em uma coisa de cada vez
A professora Mark sugere que se comece observando a si mesmo ao longo do dia, percebendo quando e como você muda de tarefa sem perceber. A partir daí, o conselho é simples, mas desafiador: "você precisará praticar a monotarefa, ou fazer uma coisa de cada vez, para retreinar gradualmente seu foco e aumentar sua tolerância".
A monotarefa pode ser mais fácil nos momentos em que se tem melhor desempenho mental. Resultado das pesquisas apontaram que a capacidade da maioria das pessoas para enfrentar trabalhos desafiantes atingiu o pico entre o meio da manhã e o meio da tarde.
Encontre pontos de interrupção
Quando e como se poderá trocar de tarefas também é importante. Em vez de girar diante de uma distração, a professora Mark sugeriu trocar o que ela chamou de “pontos de interrupção”, locais em seu fluxo de trabalho onde será “fácil retomá-lo sem ter que fazer trabalho redundante”.
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