17 julho 2025

Investigação dos EUA. A cobra está fumando


    investigação aberta contra o Brasil pelo governo dos Estados Unidos, com base na seção 301 [parte da Lei de Comércio dos EUA], traz um grande risco, pois poderá resultar em sanções e barreiras duradouras contra o país, avalia Lucas Spadano, especialista em comércio exterior.


    A seção 301 faz parte de uma lei mais tradicional. Ela tem um processo de investigação, de longa duração, que vai ser conduzido no âmbito do governo americano. Por isso, ela tem um risco grande", diz Spadano.


"Se sair uma conclusão de que deveria haver aplicação de sanções, como tarifas ou restrições quantitativas contra exportações brasileiras, tenderia a ser uma coisa mais duradoura", afirma.


"Sempre pode haver negociações, mas como a seção 301 tem uma base legal mais detalhada, pode ser que fique uma situação mais complexa e demorada para conseguir solucionar", diz. 


O cerco se fecha - A cobra está fumando



    Hoje, quinta-feira (17), o presidente Trump sinalizou ou para muitos desenhou, a carta enviada semana passada (9). Não ficam dúvidas o objeto de suas correspondências abertas. A de hoje ele a nominou pessoalmente:


CASA BRANCA
WASHINGTON
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Esse julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — provenientes do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária.
É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e acabe com esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.
Sinceramente,
Donald J. Trump
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
“Quinta-feira, 17 de julho de 2025”


    A carta deixa claro o local e o conteúdo da questão que deve ser resolvida e neste caso só há uma saída para o Brasil: o arquivamento do processo 8 de janeiro pelo STF.







Nenhum comentário:

Postar um comentário