Translate

01 janeiro 2015

QUANDO 2016 CHEGAR

O otimismo é uma obsessão das passagens de ano. Imagine que o Brasil pode melhorar, deve melhorar, tem que melhorar. Finja que o momento é agora. Faça cara de quem acredita que tudo dará certo em 2015. Muito bem.

No balanço dos artigos e colunas que foram publicadas na mídia, desde o primeiro dia de 2014, com exceção de matérias oficiais do governo, diversos autores apontaram os principais desafios para o último ano de um governo que se encerrou ontem, em 31 de dezembro de 2014.

Em outras palavras, os autores queriam evitar que os equívocos cometidos no período 2011-2013 fossem repetidos em 2014 e que, ao final de seu exercício, fosse entregue um País pronto para retomar o seu crescimento ao novo governo que tomará posse neste 01 de janeiro de 2015.

Infelizmente isto não acontecerá. Em 2014, apesar dos inúmeros alertas, os equívocos se repetiram, e até foram ampliados, gerando decréscimo de resultados em todos os indicadores aferidos. Sobrou para 2015.

Por isso mesmo, já se sabe que o ano de 2015 será de inflação alta, juros elevados, credito restrito e baixo crescimento, o que poderá resultar em aumento do desemprego, mesmo que em ritmo lento.

Há problemas em outras áreas, como é caso do rombo nas transações com o exterior, de 4% do PIB, que nos colocou em um grupo do qual deveríamos estar distante.

Na produção, espera-se por reformas que desonerem o setor e aumentem sua competitividade. Não custa lembrar que a produtividade dos trabalhadores brasileiros está entre as piores do mundo, estagnada a mais de 30 anos, enquanto em outros países ela só tem crescido: 12% nos EUA, 50% na China e quase 70% na Coréia do Sul. 

Também há rumores de que a economia do País poderá ser rebaixada pelas agências de classificação de risco.

Nesse sentido, fica evidente que, no Brasil, o caminho para 2016 estará cheio de percalços, a despeito da economia mundial dar sinais de que se recupera da crise iniciada em 2008. Torna-se urgente, portanto, que correções devam ser aplicadas. A entrevista concedia pelo novo ministro da fazenda ao Valor Econômico, no último 29/12, parece ir nesta direção.

Neste momento, cabe-nos então perguntar: Estará o novo governo sensível ao necessário acerto de contas, promovendo as reformas indispensáveis para que o Pais volte a crescer e seus indicadores tomem direções positivas a partir de 2016 ?

Tomara que sim ! E que, quando 2016 chegar, o Brasil possa dar mostras concretas de que já é detentor de uma nova plataforma de crescimento, por ter feito o seu dever de casa em 2015, após corrigir, para sempre, os erros cometidos pelo (des)governo do período 2011-2014.


Brasília, 01 de janeiro de 2015.


7 comentários:

  1. Que você esteja certo ao vislumbrar a possibilidade de reflexão sobre os erros - primeiro passo para que sejam sanados,ainda nesse 2015,Eratostenes! Há um desejo coletivo no ar de renovação!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou torcendo pelo País, mas confesso que pelo que vi e ouvi, hoje, nos vários momentos da posse de Dilma, o que pude observar não é animador. Aumentaram meus níveis de incerteza e de desconfiança. Ela mostrou-se insegura, sem direção e na defensiva, inclusive como sendo alguém que já fez mal feitos. Concordo com vc de que há um desejo coletivo de renovação na maioria dos brasileiros, exceto, talvez, apenas aqueles que deram os seus votos pra ela. Mas eleições só daqui a quatro anos. Bom, há uma imensa avenida até 2018. Até lá só ????? Um abraço !

      Excluir
    2. Adicionalmente, a propósito da Dilma dedicar um bom tempo de seu discurso à corrupção na ‪Petrobras‬, ela se utilizou de retórica patriótica. Entretanto, o recurso ao patriotismo, em situações de paz, é um velho expediente de governos enfraquecidos, que buscam apoio popular procurando associar a oposição os inimigos externos, como mencionado pelo jornalista Luiz Carlos Azedo, do Correio Braziliense.

      Excluir
  2. Hummm .. Atritos na equipe surgem em menos de 24 horas após a posse - Irritada, Dilma mandou novo ministro do Planejamento divulgar nota corrigindo o que ele tinha falado na sexta-feira (2) : Barbosa disse, ao tomar posse, que governo iria propor nova regra para valorização do salário mínimo. No sábado (3) pela manhã, ela determinou que Barbosa divulgasse uma nota, que foi distribuída no início da tarde. Nela, o ministro "esclarece que a proposta de valorização do salário mínimo a partir de 2016 seguirá a regra de reajuste atualmente vigente".

    ResponderExcluir
  3. Ontem, o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tomou posse e atribuiu ao trabalho de FHC, o sucesso da administração Lula na distribuição de renda e no enfrentamento da crise financeira internacional de 2008.
    E, por falta de matéria-prima, o novo titular da Fazenda não teve como incluir o primeiro reinado de Dilma nas referências que fez sobre a economia brasileira. Levy deixou tão claro quanto possível que chega para corrigir os erros cometidos nos últimos quatro anos. Bom começo.

    ResponderExcluir
  4. Janeiro/2015 - Inflação: em quatro semanas, a mediana das estimativas subiu de 6,53% para 6,99%, distanciando-se progressivamente da meta de 4,5%. Para 2016, houve uma queda de 5,7% para 5,6%. Esse é o mais claro sinal de otimismo indicado pela pesquisa. Os preços ao consumidor ainda estarão bem acima da meta no fim do próximo ano, mas os juros básicos, segundo os consultados, tenderão a diminuir de 12,5% no fim deste ano para 11,5% no fim do próximo. A aposta numa inflação de 5,6% depois de dois anos de nova política dificilmente poderá ser descrita como um sinal de entusiasmo, mas a tendência prevista pelo menos é favorável.
    Todos os demais indicadores vitais continuarão muito ruins. Em queda há quatro semanas, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 caiu, nesse período, de 0,55% para 0,13%. A estimativa para o próximo ano recuou, no mesmo intervalo, de 1,8% para 1,54%. O prometido aperto fiscal, somado à alta de juros, até poderia fundamentar a expectativa de baixo crescimento em 2015, mas em 2016, segundo os participantes da pesquisa, a economia brasileira continuará estagnada, no pelotão das mais fracas do mundo. Não é esse o cenário da equipe econômica. Depois do aperto inicial, tem dito o ministro da Fazenda, haverá condições para a retomada. (ESTADAO)

    ResponderExcluir
  5. 03/02/2015 - Em vez do superávit primário (sobra de arrecadação) prometido até novembro, em 2014 o governo acabou por abrir um rombo nas contas públicas de R$ 32,5 bilhões ou de 0,6% do PIB. Incluídos os juros de R$ 311 bilhões, o déficit nominal do setor público alcançou 6,7% do PIB, um dos maiores do mundo.

    A inflação dispara para além do teto da meta, para além dos 6,5%. As projeções do mercado (Pesquisa Focus) apontam para 7,0% ao fim deste ano.

    O desempenho da balança comercial em janeiro foi ruim. Em relação a dezembro anterior, as exportações caíram 17,9% e as importações aumentaram 2,8%. Para evitar distorções estatísticas que podem aparecer na comparação de um mês com outro, melhor avaliar o desempenho no período de 12 meses comparado com o dos 12 meses anteriores. Mas esse também piorou. As exportações caíram 7,6% e as importações, 5,5%.

    ResponderExcluir