
Uma desintoxicação das redes sociais pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, de acordo com um estudo recente
Cada vez mais pessoas estão decididas a passar menos tempo em seus celulares e redes sociais, e pesquisas sugerem que isso traz benefícios para a saúde.
Uma pesquisa realizada pelo aplicativo de bem-estar digital Opal revelou que 33% dos 1.306 usuários entrevistados disseram que reduzir o tempo gasto em frente às telas e estar mais presente era sua principal resolução de Ano Novo, em comparação com 28% que tinham como objetivo perder peso.
Já passou da hora de todos nós reduzirmos o uso de telas. Há cada vez mais indícios de que o uso excessivo de redes sociais é prejudicial à nossa saúde mental, especialmente entre adolescentes e jovens adultos.
Quer fazer uma desintoxicação digital ou apenas reduzir o uso do celular? Aqui vão algumas dicas sugeridas por especialistas:
• Não pare de uma vez. Se você passa em média várias horas nas redes sociais, não é realista zerar o uso. Comece com a meta de limitar ou restringir o seu uso a uma determinada quantidade.
• Use seu celular para definir limites de tempo de tela ou horários de desligamento. Seu celular pode te ajudar a alcançar seus objetivos. Se precisar de barreiras mais rígidas, experimente um aplicativo.
• Crie zonas ou horários livres de tecnologia. Comece carregando seu celular ao ar livre.
• Evite usar o celular no quarto e uma hora antes de dormir. Evite usar o celular durante as refeições. Coloque o celular em outro cômodo.
• Substitua o tempo gasto em redes sociais ou telas por outras atividades. Pode ser qualquer coisa, desde socializar no mundo real até se exercitar ou ir para a cama uma hora mais cedo. Você pode até usar o celular para ligar para um amigo em vez de ficar rolando a tela sem parar por uma hora.
• Não se culpe pelos seus comportamentos. “Com a tecnologia e as redes sociais sendo projetadas, é muito difícil controlar o tempo”, diz a Dra. Sajita Setia, médica em Auckland, Nova Zelândia, que realiza pesquisas sobre tempo de tela e bem-estar mental, principalmente em crianças. “Não se trata de força de vontade, não se trata de autocontrole. Nunca conseguiremos vencer a tecnologia.”
O tema não é novo. Aqui mesmo no Brasil já houve manifestações sobre as redes sociais. Uma delas, esta da jornalista Ruth Aquino foi publicada na revista Época em 2012.

Lá fora diversos muito já se publicou sobre este assunto. Em 2018 ... ganhou muito destaque o livro de Jaron Lanier que é cientista, músico e escritor, mais conhecido pelo trabalho em realidade virtual no qual denuncia o Vale do Silício de um modo geral, e o Facebook, em particular, como uma verdadeira máquina de fazer cabeças. Literalmente Lanier afirma (...) "O que quer que uma pessoa possa ser, se você quer ser uma, delete suas contas nas redes sociais".

Nenhum comentário:
Postar um comentário