Translate

17 agosto 2015

O RECADO FOI DADO

"A praça pública é maior do que as urnas" - Deputado Ulisses Guimarães

Os protestos contra o governo Dilma Roussef e seu partido, o PT, neste domingo de agosto, ganharam outra dimensão. Expandiram-se territorialmente por todos os estados brasileiros, invadiram as principais cidades do interior e apareceram em diversas cidades de outros países. Não importa se com mais ou menos gente. A indignação agora está presente em todo o território nacional.

Adicionalmente, constatou-se uma maior presença de lideranças políticas que, mesmo se apresentando como apenas cidadãos, puderam observar, de perto, o desejo do povo brasileiro. Viram que o governo não tem mais as ruas e que um recado explícito foi dado. Basta se observar o conteúdo da maior e principal faixa carregada pelos manifestantes e a presença do boneco gigante vestido  de prisioneiro. Não entende quem não quiser.

Sobre o primeiro item dessa pauta, o povo brasileiro irá observar se tal entendimento foi apreendido pelos parlamentares presentes no Congresso Nacional, já a partir desta segunda-feira. Os canais das rádios e TVs, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal terão uma boa audiência. Do outro lado da rua, onde está o governo, o dia nos Palácios da Alvorada e do Planalto se iniciarão com o nascer do sol. Seus habitantes passarão a refletir e a pensar no prazo de validade do acordão da semana que se passou e de sua respectiva agenda-embromação. Acordos políticos (conchavos de cúpula), principalmente aqueles de natureza fictícia, não sobrevivem sem apoio popular.

Com relação ao outro recado dos manifestantes, estampado no boneco gigante trajado de prisioneiro, o povo que esteve nas ruas, neste domingo, aguarda ansiosamente novas notícias de Curitiba. Os brasileiros querem saber, por exemplo, a verdadeira história, e suas consequências, que se iniciou, em 2004, com o perdão do governo brasileiro à dívida de Moçambique para que pudesse ser concretizado empréstimos do BNDES às empresas que lá iriam operar e, posteriormente,  envolvidas na operação Lava Jato.

Portanto, é bastante recomendável que respostas à altura das vozes daqueles que ocuparam as ruas sejam dadas, e antes que o #VemPraRua se transforme no #FicarNaRua e/ou que sejam despertados na população instintos mais primitivos, parafraseando a expressão do ex-deputado Roberto Jefferson.

O RECADO FOI DADO !









Nenhum comentário:

Postar um comentário