Translate

18 agosto 2023

As tarefas serão aumentadas, não automatizadas pela IA

O Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, divulgado pelo World Economic Forum, explora como os empregos e as habilidades evoluirão nos próximos cinco anos. Esta quarta edição da série continua a análise das expectativas dos empregadores para fornecer novos insights sobre como as tendências socioeconômicas e tecnológicas moldarão o local de trabalho do futuro.

Apesar dos avanços tecnológicos, o relatório sugere que as empresas estão se tornando mais céticas sobre o potencial da inteligência artificial para automatizar totalmente as tarefas de trabalho. Executivos estimam que 34% das tarefas já são automatizadas – apenas um ponto percentual à frente do número relatado no Relatório Futuro dos Empregos 2020.

As expectativas futuras de automação também estão sendo revisadas para baixo, à medida que os mercados sobem no cenário homem-máquina mais lentamente do que o previsto anteriormente. Os entrevistados da pesquisa deste ano prevêem que 9% adicionais das tarefas operacionais serão automatizadas nos próximos cinco anos – uma redução de cinco pontos percentuais em comparação com as expectativas em 2020.

A diferença é um consenso crescente de que a inteligência artificial aumentará o desempenho humano em vez de substituí-lo totalmente. Apenas a coleta de informações e a tomada de decisões simples provavelmente serão totalmente automatizadas, e as habilidades de liderança e imaginação não serão afetadas pela IA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário