Translate

05 setembro 2018

O BRASIL PRIMEIRO VAI SE ... PRA TER ALGUMA CHANCE DE SE REORGANIZAR


Desde que os portugueses puseram os seus pés aqui, fica difícil destacarmos um momento mais grave do que o atual. O que estamos vendo/convivendo no Brasil, neste momento, é muito grave. Talvez o pior de toda a sua história.

Se olharmos de forma mais ampla, estamos diante dos resultados de três décadas de políticas implantadas/praticadas no País, que contaram com o apoio, e/ou a liderança, e/ou a contribuição de parcela considerável da denominada elite de vários setores de nossa sociedade.

Os acontecimentos atuais demonstram que esse grupo perdeu a capacidade de observar os fatos de forma isenta e passou a ressuscitar e apregoar conceitos ideológicos e práticas políticas vencidas, pelo menos, desde a queda do muro de Berlim. Os componentes desse grupo, olharam, e continuam olhando, para o passado e não para o futuro.

Para ilustrar o acima exposto, vamos usar, como exemplo, a educação e a cultura, cujos fatos estiveram na mídia nos últimos dias. Na educação, os recentes dados divulgados do ensino do segundo grau são os piores da história do Brasil e sabemos que situação similar está ocorrendo no primeiro e no terceiro graus.

Se olharmos especificamente para a situação das universidades, o mote está no incêndio do Museu Nacional que é uma unidade da UFRJ.

As fotos e videos que foram divulgados, esta semana, nas redes sociais, mostram a posse do Reitor da UFRJ e palestras suas e de seus colaboradores. Tudo conta um pouco da história do Reitor e do ambiente atual vigente nas unidades de ensino brasileiras.

As universidades, e porque não dizer as demais escolas públicas no Brasil, órgãos também públicos e organizações não governamentais, passaram a ser administradas, com raras exceções, nas últimas três décadas, com forte viés político em detrimento de suas qualidades científicas e gerenciais. O resultado desse modelo é um estado desolador, de degradação de amplas dimensões, encontrado nessas unidades.

Do lado da cultura, logo após a criação do respectivo Ministério, o modelo adotado na sua gestão e dos seus órgãos vinculados tomou rumo semelhante ao exposto acima, ou seja, açodamento do viés político, péssimas administrações, benesses injustificáveis e corrupção sem freio. São essas as manchetes com as quais nos deparamos diariamente nos principais órgãos de imprensa do País.

E pra envergonhar ainda mais os CIDADÃOS BRASILEIROS, um dos responsáveis por esse quadro desolador em que se encontra o País, embora já tenha sido condenado e esteja preso, continua recebendo apoio e aplausos de pessoas com o perfil mencionado no início deste post. Nominalmente, vários componentes desse grupo compõem uma lista que circula nas redes sociais e estiveram presentes, recentemente, em um ato público ocorrido na Lapa, no Rio de Janeiro.

O que aconteceu até então? Caminhamos em todo esse período para trás em termos de formação das novas gerações. Estamos colhendo os frutos, entre eles os citados acima.

Pra terminarmos. Após conversar com um amigo diante desse contexto, concordamos com a frase que ele nos endereçou no WhatsApp, e que a copiamos literalmente agora "eu tô começando a ficar convencido de que o BRASIL primeiro vai SE ... pra ter alguma chance de se reorganizar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário