Translate

27 março 2020

ESTIMATIVAS DE IMPACTOS ECONÔMICOS DO VÍRUS CHINÊS


A pandemia do novo coronavírus tem causado interrupções na produção industrial no Brasil. Em razão disso, a FIEMG avaliou os impactos que podem existir na economia. O estudo realizado aponta que Minas Gerais pode fechar o ano de 2020 com a perda de 2,02 milhões de empregos formais, considerando a paralisação quase total das atividades produtivas em um período 30 dias, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Já a projeção nacional mostra que 16,7 milhões de empregos formais tendem a ser perdidos em todo o país, considerando o mesmo período. 

O estudo reforça as palavras do Bolsonaro em seu último discurso à Nação. O presidente está enxergando mais longe do que aqueles que querem seu impeachment. Seu pronunciamento vai no rumo certo de alertar a todos para a realista perspectiva de que as medidas de contenção social poderão em breve provocar mais mortes e sofrimento maiores do que a própria pandemia de Vírus da China, resultado que escapa à competência das análises médicas, mas que compete a um governante responsável prever e agir para evitá-las.


Nesse sentido, Bolsonaro defende que a contenção social seja pelo isolamento vertical, denominação esta dada quando o confinamento seria aplicado apenas para as pessoas idosas e as portadoras de comorbidades, liberando o restante da população para cumprirem suas atividades normais, sem interrupção, reduzindo o impacto econômico da pandemia ao País. Na outra modalidade de contenção social, chamada de isolamento horizontal, o confinamento é destinado à todas as pessoas implicando, portanto, na suspensão das atividades, trazendo graves prejuízos à Nação.


Para piorar o momento atual, o isolamento não está sendo nem horizontal nem vertical, pois cada estado e/ou munícipio, está implantando seu modelo a revelia de uma orientação central, muitas vezes guiado por disputas eleitorais remanescentes e/ou futuras, agravando ainda mais os impactos econômicos oriundos da pandemia.


Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia só pode ser contida com isolamento e testes em massa. Aliás, conhecer a origem da quarentena neste caso é recomendável. Segundo este artigo, a quarentena é uma invenção chinesa, jamais feita na história. Mas vamos lá. Detectar os doentes assintomáticos e afastá-los do convívio social, impedindo que propaguem doença parece ser a solução ideal. Mas no caso do Brasil, que não é uma Coréia do Sul que tem apenas 1/4 da população do Brasil e um IDH muito alto (0,9) e tem seguido essas recomendações, a equação para a solução aqui não pode ser a mesma. Esses testes custam caro, o País é imenso, em área e população, e a penúria da saúde pública é conhecida. A posição do Bolsonaro também foi defendida pelo Deputado Osmar Terra concedida a Jovem Pan. Escute-a aqui.

Em algumas cidades do Paraná e de Santa Catarina, parte da população saiu às ruas promovendo buzinaços e carreatas para protestar contra as rigorosas restrições às atividades humanas e econômicas decididas por governadores e prefeitos. Fala-se que em várias partes do País, como no Recife, fatos como esse continuarão a ocorrer.


Mesmo antes de terem suas portas fechadas, as vendas no comércio despencaram 62%, segundo a Seed Digital,  empresa que atua na coleta e análise de dados do varejo físico em todo o Brasil.

No setor de petróleo, a Petrobras anunciou que adiou o pagamento de dividendos aos acionistas, visando a preservação do caixa da empresa. Também será reduzido o valor dos investimentos para 2020, de US$ 12 bilhões para US$ 8,5 bilhões. Além disso, haverá a postergação de novas contratações.

3 comentários:

  1. 27/03/2020 19:00 Governador do DF, Ibaneis Rocha iniciou o processo de flexibilização do comércio, fechado há uma semana. Ele autorizou a abertura de lotéricas, correspondentes bancários e lojas de conveniência e mercadinhos em postos de combustíveis. Mas proibiu consumo de produtos nos locais. https://twitter.com/ColunaCH/status/1243656016467812359?s=20

    ResponderExcluir
  2. 27/03/2020 19:00 Covid-19: Witzel autoriza que bancos e lotéricas voltem a funcionar no estado do Rio
    Autorização está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira. https://diariodopoder.com.br/covid-19-witzel-autoriza-que-bancos-e-lotericas-voltem-a-funcionar-no-estado-do-rio/

    ResponderExcluir
  3. Globo manda às favas a ética jornalística e parte para o ataque a @jairbolsonaro disposta a derrubá-lo https://blogs.uai.com.br/zeaparecido/2020/03/26/globo-manda-as-favas-a-etica-jornalistica-e-parte-para-o-ataque-a-bolsonaro-disposta-a-derruba-lo/

    ResponderExcluir