"O Supremo Tribunal Federal é protagonista de uma democracia em desencanto. Os lances mais sintomáticos da recente degeneração da política brasileira passam por ali. A Corte está em dívida com muitas perguntas, novas e velhas, e vale lembrar algumas delas antes que os tribunais voltem do descanso anual nos próximos dias". Há perguntas para todos os gostos.
O artigo completo onde encontrei o parágrafo acima, sob o título "Na prática, ministros do STF agridem a democracia, escreve professor da USP", está na Folha de São Paulo deste domingo, 28/01/2018. Recomendamos fortemente a sua leitura.
Além do que menciona o artigo publicado, também na Folha e em outros veículos de comunicação nos deparamos com afrontas à democracia brasileira provocada por autoridades ocupantes de cargos públicos. Não foi à toa que a decadência desta foi objeto do editorial, "No Brasil, uma democracia em declínio", do Le Monde deste último sábado.
Portanto, não é sem razão que, diariamente, vemos nas redes sociais vídeos da população achincalhando os membros dos três poderes da República, inclusive no exterior. Estamos à perigo, no limite para que algo mais grave possa ocorrer no País.
A história nos ensina como isto pode acontecer e tem acontecido em todo o mundo. Aqui já se passaram algumas décadas, mas no nosso continente, neste momento, há um caso em andamento.
Entretanto, o estágio em que nos encontramos não pode perdurar. O Brasil parou, aliás tem caminhado para trás e as novas gerações não podem continuar sendo penalizadas.
Estamos sendo ultrapassados, quotidianamente, por outros países, inclusive, nossos vizinhos que há poucos anos tinham índices comparativos de uma sociedade pior do que a nossa.
Bem ao contrário do que gostaríamos de estar lendo no século XXI, as noticias diárias sobre a situação vigente no Brasil, situação esta que já atingiu o patamar do horror, em qualquer meio de comunicação e em todo o planeta.
ACORDA BRASIL !
Nenhum comentário:
Postar um comentário