Translate

08 março 2021

LULA: O INOCENTE MAIS CULPADO DA HISTÓRIA DO BRASIL

O mundo - e não apenas o Brasil - foi hoje surpreendido pela heterodoxa decisão do ministro Edson Fachin ao anular as condenações do ex-presidiário Lula. Com ela, o ministro sujou ainda mais a imagem já bastante desgastada do STF. 

E foi mais longe. Em sua decisão, ao denominar de "supostos crimes de Lula" os delitos já julgados em três instâncias inferiores da justiça. Isto significou chamar de levianas as decisões tomadas pelos juizes componentes dessas instancias (13a. Vara Federal de Curitiba, TRF-4 e STJ) que condenaram Lula a mais de 20 anos de prisão.

Os efeitos decorrentes dessa decisão rapidamente ecoaram nos meios de comunicação. Muitas delas ressuscitando notícias e imagens a ela relacionadas. 

A primeira, bem recente, o conhecido powerpoint da Lava Jato veio à tona acompanhada de textos concordando e afirmando que o seu conteúdo jamais será esquecido pelos brasileiros.

A segunda imagem que emergiu mostra a profecia feita pelo então general João Figueiredo, há mais de 40 anos. Nela, constata-se que algumas partes de sua afirmação já tinham se tornado realidade nos últimos anos, especialmente aquelas em que o Brasil foi governado pelo PT, e hoje, com a decisão do Fachin, a Nação foi lançada num lamaçal de dimensões continentais. A insegurança jurídica passou a existir no País.

No cenário econômico, a queda do Ibovespa foi imediata e chegou a atingir a marca de 3,98% e o dólar teve forte alta, de 1,70% - cotado a R$ 5,77. O dólar turismo chegou a R$ 6,04.

"Absolvido por excesso de crimes pelo ministro Edson Fachin, Lula transformou-se no inocente mais culpado da história do Brasil." (Augusto Nunes - Jovem Pan).

Nenhum comentário:

Postar um comentário