Translate

06 outubro 2023

OS INGREDIENTES PARA A PROSPERIDADE


"O oeste catarinense é hoje o maior exportador de frangos e suínos do Brasil, alcançando respectivamente 24% e 57% de todas as vendas para o exterior”, conta Carlo Cauti na reportagem de capa da Revista Oeste deste final de semana. "Setores de máquinas e equipamentos, metalmecânica, confecções, produtos químicos e plásticos, e papel e celulose transformaram, em menos de um século, uma das regiões mais atrasadas do Brasil em uma das mais ricas e pujantes do país".

Imagine um Brasil com desemprego zero, 4% de crescimento do PIB ao ano, um sistema educacional em acelerada modernização, indústria em expansão e um agronegócio cujas dimensões garantem a pujança da economia. O que parece ficção já se tornou realidade no oeste de Santa Catarina. 

Os ingredientes para a prosperidade extraordinariamente bem-sucedida incluem pouca interferência estatal, ensino de alta qualidade e nenhum medo do trabalho.

Uma tradição muito visível na capital da região, Chapecó, que sozinha gera quase um quinto do PIB do oeste catarinense. Além de se tornar um vibrante polo econômico, com indústrias de grande porte, a cidade de 250 mil habitantes possui nada menos que 40 instituições de ensino superior. E conseguiu se consolidar como um centro de inovação e tecnologia. Para efeito de comparação, Campinas, a segunda cidade mais importante do Estado de São Paulo, tem uma população quase cinco vezes maior e apenas 22 faculdades e universidades.



2 comentários:

  1. Parabéns ao povo catarinense pelo magnífico exemplo de prosperidade e riqueza nesta região; tendo como meta principal o Trabalho e, sobretudo, a dignidade. Sou nordestino da Paraiba, com orgulho de também ser brasileiro. Visitei esta região linda que merece o lugar de destaque nesse Brasil.

    ResponderExcluir
  2. O relevo pouco ajuda, mas o que faz a diferença é esse povo trabalhador e empreendedor

    ResponderExcluir