Translate

12 abril 2025

12 de abril - Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados


O início da era espacial para a humanidade

    A Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua resolução A/RES/65/271 de 7 de abril de 2011, declarou 12 de abril como o Dia Internacional dos Voos Espaciais Tripulados “para celebrar anualmente, em nível internacional, o início da era espacial para a humanidade, reafirmando a importante contribuição da ciência e tecnologia espaciais para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e aumentar o bem-estar de Estados e povos, bem como assegurar a realização de sua aspiração de manter o espaço sideral para fins pacíficos”.

    12 de abril de 1961 foi a data do primeiro voo espacial tripulado, realizado por Yuri Gagarin, um cidadão soviético. Este evento histórico abriu caminho para a exploração espacial em benefício de toda a humanidade. O Brasil comemorou.


    A Assembleia Geral expressou sua profunda convicção do interesse comum da humanidade em promover e expandir a exploração e o uso do espaço sideral, como domínio de toda a humanidade, para fins pacíficos e em continuar os esforços para estender a todos os Estados os benefícios daí decorrentes.

O Disco de Ouro da Voyager: Um lembrete de que estamos todos conectados

    O Disco de Ouro da Voyager foi lançado ao espaço em 1977 com uma mensagem da humanidade para o cosmos – e décadas depois, permanece como um lembrete de que estamos todos conectados. As Nações Unidas exibem uma réplica do Disco de Ouro em sua sede e compartilham uma profunda conexão com o processo de sua criação. Um comitê da NASA solicitou à ONU o fornecimento de materiais para inclusão na playlist, e as primeiras palavras no próprio Disco são as do então Secretário-Geral da ONU, expressando esperança de paz e amizade com quem o descobrir e tocar. Bill Nye "The Science Guy", CEO da Planetary Society, orienta os espectadores sobre como decifrar o Disco de Ouro, seu significado hoje e como a reverência pelo universo pode inspirar ações em prol do nosso planeta. Isso se alinha ao trabalho contínuo das Nações Unidas para promover a cooperação internacional no uso e exploração pacíficos do espaço. A Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, Simonetta Di Pippo, explica a importância do Disco de Ouro em nosso mundo atual. “A realização do projeto Voyager nos lembra quem somos, de onde viemos e que devemos tratar uns aos outros com cuidado.”

Contexto

    Em 4 de outubro de 1957, o primeiro satélite terrestre de fabricação humana, o Sputnik I, foi lançado ao espaço sideral, abrindo caminho para a exploração espacial. Em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a orbitar a Terra, inaugurando um novo capítulo na trajetória humana no espaço sideral.

    A Declaração relembra ainda “a incrível história da presença humana no espaço sideral e as notáveis ​​conquistas desde o primeiro voo espacial tripulado, em particular Valentina Tereshkova, que se tornou a primeira mulher a orbitar a Terra em 16 de junho de 1963, Neil Armstrong, que se tornou o primeiro ser humano a pisar na superfície da Lua em 20 de julho de 1969, e a atracação das naves Apollo e Soyuz em 17 de julho de 1975, sendo a primeira missão humana internacional no espaço, e relembra que, na última década, a humanidade manteve uma presença humana multinacional permanente no espaço sideral a bordo da Estação Espacial Internacional.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário