Translate

31 dezembro 2018

2019, UMA NOVA CHANCE PARA O BRASIL

Diferentemente do que ocorreu em anos mais recentes, nesta passagem de ano, 2018 > 2019, há otimismo na sociedade brasileira provocada pelo início de um novo governo comprometido com os principais anseios populares, sem nenhum sinal, até o momento, de que se porá em prática o habitual estelionato eleitoral cometido por governos passados logo após o encerramento das eleições.

No cenário político, essa constatação foi explicitada com o modelo de escolha de seus ministros, o denominado primeiro escalão do governo. Nele deixaram de existir os conchavos, o fisiologismo, o toma-lá-dá-cá e prevaleceram os critérios de idoneidade, ética, meritocracia, aderência ao contexto do discurso do presidente eleito durante a campanha eleitoral. Resultado: assinarão seus termos de posse vinte e dois ministros com perfis e curriculos adequados aos cargos que irão exercer.

No plano econômico, já há sinais de recuperação lenta da economia, de abertura comercial e de combate ao déficit fiscal. A equipe montada, pelo presidente eleito é motivo de credibilidade para investidores, proporcionando maior probabilidade de novos investimentos que passem a garantir um novo ciclo de crescimento do País.

Também contribuirão para isso, o melhoramento do ambiente de negócios com a diminuição do custo Brasil, segundo o próprio presidente eleito ao afirmar: "Inúmeras regulamentações em todos os setores que só servem para arrecadação e entraves de desenvolvimento, sem nenhum retorno prático ao cidadão, irão ser revogadas rapidamente em meu governo. Menos interferência do estado significa melhores condições de vida ao brasileiro".

Para a Justiça, o ministro escolhido traz consigo o símbolo da operação que expôs e condenou os principais responsáveis pela corrupção no País, eliminando o temor de um eventual desmantelamento da operação Lava Jato e, por consequência, a oportunidade do País ser passado a limpo. Já ficou claro que o combate a corrupção será uma das marcas do novo governo e, com isto, seus principais responsáveis não sairão ilesos de todo o processo, doa a quem doer.

No que tange aos problemas estruturais as noticias que nos chegam são alvissareiras nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura trazendo alívio aos brasileiros. No MEC, a educação básica será uma das prioridades da nova gestão, baseada em princípios que alicercem o pleno desenvolvimento do cidadão, a qualificação para o trabalho e o fortalecimento da identidade nacional.

Na política externa, o País viverá um momento de regeneração, com novos padrões de relacionamento do Brasil com outras nações, como disse o presidente eleito ao indicar um brilhante diplomata e intelectual para o cargo de Ministro das Relações Exteriores. Será encerrada, por exemplo, a compra de apoio internacional para se evitar alternância de poder no Brasil mediante o alinhamento do Brasil com os países latino-americanos do Foro de São Paulo e a aproximação de ditaduras africanas.

Entretanto, a saída consistente da crise atual está na mudança política e esta não se resume a troca do presidente. Que o novo Congresso não seja aquele antigo, desmoralizado, com partidos fracos, líderes envelhecidos e desacreditados. Que o novo parlamento enxergue que não será possível fazer a Nação acreditar que apenas a mudança do presidente nos permitirá retornar à superfície do poço em que afundamos. Torna-se imprescindível uma reforma do sistema político. Mãos à obra, senhores parlamentares.

Last but not least, continuarmos com o engajamento da sociedade, dos meios de comunicação, das ações promovidas pelas redes sociais que são imprescindíveis para se por o Brasil no seu devido lugar.

Portanto, após a sobrevivência ocorrida nas últimas décadas, um novo alvorecer, uma nova esperança de termos um País melhor está num horizonte mais próximo.


Chegamos a 2019 e com ele uma nova chance para voltarmos a sonhar com o País do futuro, lastreada em sólidos princípios democráticos, na ética, na lisura, na integridade, na justiça e no mérito. Não se trata apenas de uma troca de nomes mas, essencialmente, de CONCEITO.



Um comentário: