Translate

02 janeiro 2019

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA POSSE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

As novas tecnologias permitiram, neste primeiro dia de ano novo no Brasil, ouvir, ver, presenciar uma festa cívica em Brasília que deixou encantados os brasileiros e muita gente mundo afora.

Em números oficiais, as autoridades declararam que 115 mil pessoas estiveram presentes na Esplanada dos Ministérios, enquanto outras 100 milhões, à distância de metros ou de quilômetros, acompanharam as solenidades, em tempo real, pelas redes de comunicações digitais.

Áudios, fotos e todo tipo de imagens, de natureza pessoal, ou não, eram transmitidas instantaneamente para o mundo todo em comunicação bidirecional, passando aquele sentimento de realização de uma festa em que todos estavam presentes e manifestando suas impressões sobre o que estava acontecendo.

Foi bom ver o nosso novo presidente se sentido totalmente à vontade nesse ambiente. Aliás, foi usando as redes sociais que, de forma indiscutível, aproximou-se diretamente dos brasileiros e venceu as eleições.

Nesse sentido, em pleno curso da posse, tão logo o presidente Jair Bolsonaro terminou o seu discurso no Congresso Nacional, recebeu, via Twitter, uma mensagem do presidente dos Estados Unidos cumprimentando-o e, em seguida, recebendo a respectiva resposta. As mensagens estão reproduzidas aqui: "Parabéns ao presidente Jair Bolsonaro, que acaba de fazer um ótimo discurso de posse. Os EUA estão com você".

E bem antes de atravessar o percurso entre o Congresso e o Palácio do Planalto, Bolsonaro respondeu: "Caro senhor presidente Donald Trump, eu realmente aprecio suas palavras de encorajamento. Juntos, sob a proteção de Deus, iremos trazer prosperidade e progresso ao nosso povo!"

As novas tecnologias também supriram as redes de comunicações convencionais, especialmente a televisão, ao ponto de serem destacadas em um dos blocos do Jornal Nacional:

"Historicamente, sempre que o Jornal Nacional sai do estúdio para fazer uma transmissão ao vivo, ao ar livre, como essa em Brasília, uma das primeiras providências é estender centenas e centenas de cabos até um caminhão de externa. Esse caminhão era responsável por mandar som e imagem daqui pra emissora. Era. Aqui em Brasília, esse ano, não tem caminhão de externa. Nós estamos fazendo a chamada produção remota. Não tem caminhão porque tem o rack. É um equipamento supercompacto e potente. É como se eu estivesse dentro do estúdio do Jornal Nacional no Rio de Janeiro."

Finalizando, não poderíamos deixar de citar o uso das novas tecnologias no capítulo da segurança. Do chão, dos automóveis, dos tetos dos edifícios, dos balões com câmeras e dos aviões que sobrevoaram o espaço aéreo de Brasília, em todos os momentos elas estavam presentes, especialmente as TICs.

Parabéns a Ciência, a Tecnologia e a Inovação !




Um comentário:

  1. Fascinante e ao mesmo tempo assustador. E o que irá prevalecer só dependerá do Homem...

    ResponderExcluir