Translate

07 julho 2025

O Brasil - que já paga 10% - passará a pagar 20% em tarifas sobre exportações para os Estados Unidos



    Um resultado prático oriundo da reunião do BRICS, que se encerrará nesta segunda-feira no Rio e Janeiro, é que o Brasil - que já paga 10% - passará a pagar 20% em tarifas sobre exportações para os Estados Unidos, nosso segundo maior parceiro comercial. Uma medida que visa proteger os interesses americanos, mas que tem impacto direto no bolso do produtor brasileiro, do agronegócio, da indústria e do trabalhador comum.

    Tal resultado é uma decorrência imediata de uma das propostas antiamericanas de Lula que voltou a defender abertamente o abandono do dólar nas transações internacionais - “ou deixamos o dólar para trás, ou encerraremos o século XXI como começamos o XX”, disse Lula.

    Um discurso que só serve, na prática, para alimentar a narrativa de enfrentamento contra o Ocidente, mascarando as verdadeiras intenções do BRICS: criar um polo alternativo de poder geopolítico onde regimes autoritários possam operar sem a vigilância das democracias liberais. É menos sobre justiça econômica e mais sobre poder político - concentrado, fechado, e imune à crítica.     Sem hesitação, e de imediato, Donald Trump respondeu aos devaneios de Lula:


    
Lula flerta com ditadores - e quem arca com o custo é o povo brasileiro. Não há benefício real ao país, apenas uma tentativa frustrada de se alinhar ao “eixo da resistência” global, que na prática é um clube de ditaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário