Translate

09 novembro 2021

PT REPETE 2017 E CELEBRA "VITÓRIA" DE UM DITADOR

Em 2017, o Partido dos Trabalhadores (PT) classificou como um "espetáculo de democracia" as duas eleições chavistas ocorridas na Venezuela, sob suspeitas de fraudes eleitorais, para a escolha de governadores (outubro) e prefeitos (dezembro), com abstenção de 53% dos eleitores que resolveram não participar dos certames em protesto contra o controle sobre os cidadãos pela violação do sigilo do voto que o chavismo passou a ter. Com essa medida o governo passou a aplicar diversas penalidades aos eleitores que votaram contra o governo, incluindo a demissão de empregos, o acesso aos alimentos, tortura, prisão e até mesmo assassinatos.

Nesta segunda-feira (8), o PT celebrou a vitória do ditador Daniel Ortega na eleição presidencial da Nicarágua, uma eleição de fachada realizada no domingo (7). O político, vinculado à Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), recebeu 75% dos votos válidos, segundo o sistema eleitoral do país. Na nota, a sigla classifica o resultado das eleições nicaraguenses como “uma grande manifestação popular e democrática”.

O PT continua fiel - confira aqui - aos ensinamentos e acordos firmados no Foro de São Paulo

Ora, como foi amplamente noticiado, sete candidatos de oposição foram presos e não disputaram as eleições, e mais de 30 líderes políticos e 100 ativistas estão detidos no país.

No âmbito externo a reação de alguns países e/ou líderes foi imediata.  Ainda no domingo (7), a Costa Rica emitiu a seguinte nota: "Ante la ausencia de condiciones y garantias requeridas en democracia para acreditar las seleciones como transparentes, creibles, independentes, livres, justas e inclusivas, Costa Rica no reconhece el processo eleitoral en Nicaragua, realizada el dia 7 de noviembre del 2021 ....  

Diversos outros países se manifestaram de forma similar. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, afirmou que as eleições não foram legítimas porque Ortega prendeu todos os outros candidatos. 

"O senhor Ortega se preocupou em prender todos os candidatos políticos que se apresentaram a essas eleições e não podemos afirmar que este processo chegou a um resultado que possamos considerar legítimo, e sim o contrário", declarou Borrell.

Logo depois do fechamento das urnas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elevou o tom contra o regime autoritário na Nicarágua e disse que a votação foi uma "farsa": "Nem livre nem justa, e quase certamente não foi democrática", escreveu.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário