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15 outubro 2022

DIA DO PROFESSOR

Os meus cumprimentos a todos os que abraçaram essa profissão, responsável pela atividade humana mais importante de uma nação. A educação.

Lamentavelmente, uma parte considerável dos que dela participam, a tem usado para doutrinação ideológica que está, ostensiva ou subliminarmente presente, em todas as atividades educacionais públicas no país, especialmente nos últimos quarenta anos. Com ela a deterioração do ensino fundamental, incluindo a desonestidade dos governantes de plantão, que falseavam seus resultados para aparecer bem em estatísticas internacionais, em particular o IDH.

 

Um problema da mais extrema seriedade que também reside no ensino fundamental, está por trás de programas que promovem a erotização precoce e obscena de nossas crianças e o proselitismo do bissexualismo nas escolas. Sugiro enfaticamente que o leitor, independentemente de orientação religiosa, tome conhecimento disso através deste site


O fruto desse processo é um jovem com um diploma de ensino fundamental nas mãos, mas com dificuldades de raciocínio para resolver a mais elementar das operações aritméticas e sem quase nada entender daquilo que, a duras penas, consegue ler gaguejando. 


A falta de atitudes proativas durante os governos passados, malgrado os discursos recorrentes em contrário, perenizou nossas revoltantes condições de analfabetismo e sub-alfabetização. E, na outra ponta, conduz à deterioração paulatina e contínua da qualidade de nosso ensino universitário. Isso é uma vergonha para nosso país e um adeus a nossas possibilidades de verdadeiro desenvolvimento.


A necessária e urgente reversão do estágio atual da educação brasileira


Não é uma missão fácil reverter o quadro atual da educação brasileira. É uma tarefa que requer longa duração, obrigatoriamente perene, envolvendo gerações. Ainda mais quando hoje se formam professores para os próximos trinta anos, qualitativamente piores do que aqueles que foram graduados há mais de três décadas, disse-nos, às lágrimas, uma professora da faculdade de educação de uma universidade pública.


Portanto, o foco dessa revolução deve se concentrar na boa formação profissional do futuro professor, proporcionando-lhe o devido e permanente reconhecimento, como fez a Coréia do Sul na virada dos anos 50 para os 60.


Nesse sentido, um passo importante foi dado no início deste ano. Um aumento histórico de 33,24% no salário para os professores da educação básica. Adicionalmente, a criação do Programa de Escolas Cívico-Militares, ajudando escolas em situação de vulnerabilidade social e facilitando a atuação de professores e, obviamente, a expansão do programa de formação de professores conduzido pela CAPES. É um bom começo.

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