Translate

05 outubro 2022

ECONTRADAS INCONSISTÊNCIAS DE DADOS EM BOLETINS DE URNAS

Está circulando nas redes sociais notícias sobre a inconsistência de dados encontrados em Boletins de Urna. Fomos checar, no site do TSE, dois casos e encontramos os seguintes resultados que confirmaram as inconsistências.

O primeiro caso em Macapá/Amapá, na Seção 824 da Zona 02, encontramos a primeira tela que mostra uma descrição sumária da seção, com os seguintes dados:

Eleitores aptos: 125  Comparecimento: 116

Na última tela, já com os votos de cada candidato:

Eleitores aptos: 458  Comparecimento: 414

   
 

Em Cotia/SP

Na Seção 481 da Zona Eleitoral 227

Encontramos a primeira tela que mostra uma descrição sumária da seção, com os seguintes dados:

Eleitores aptos: 397  Comparecimento: 320

Na última tela, já com os votos de cada candidato:

Eleitores aptos: 398  Comparecimento: 321


  

Uberaba/MG

Aqui, neste link, você poderá ver um caso similar ao ocorrido em Macapá que também está circulando nas redes sociais. Não deixe de vê-lo.

                                               *   *   *

Bom, inconsistência de dados em boletins de urnas anula o atestado de segurança de nossas urnas eletrônicas? 

Com a palavra os especialistas e o responsável pelo processo/sistema eleitoral brasileiro.

A população brasileira quer uma resposta clara, objetiva, sincera e verdadeira.

                                        *  *  *

(06/10/2022 - 15:07) Primeira explicação para esses "dados inconsistentes"

A variação é decorrente do voto em trânsito. Segundo informações divulgadas aqui, o TSE registrou mais de 332 mil solicitações para o primeiro turno, e quase 315 mil referentes ao segundo turno das Eleições 2022.

Caso fosse divulgado um mapa completo sobre a votação em trânsito em todo o Brasil, para esclarecimento da população, talvez esses questionamentos não fossem levantados e, evidentemente, o principal beneficiado seria o próprio TSE.

Instrumentos de auditoria, por exemplo, poderiam comprovar a integridade das listas dos eleitores que votaram em trânsito, comparada com as listas das respectivas seções de origem, bem como, a comparação dos resultados dos votos dos eleitores que votaram em trânsito com os resultados dos votos dos eleitores que votaram na sua seção de origem.


Dessa forma, para comprovar a integridade dos resultados, seria necessária uma análise estatística com inteligência de dados, para comparar:


1. Em cada local de votação, os resultados dos votos dos eleitores locais com os resultados dos votos dos eleitores em trânsito.


2. Listas dos eleitores que votam em trânsito com listas dos eleitores que compareceram nas seções eleitorais originais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário